Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza seu quinto concerto da Temporada 2016

OSUFPB realiza seu quinto concerto da Temporada 2016

O concerto será em homenagem ao músico Marcelo Vilor e acontecerá nesta sexta-feira, 27 de maio de 2016, às 20:00h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB.
por CCTA publicado: 24/05/2016 17h27, última modificação: 04/07/2016 14h29

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) faz o seu quinto concerto da temporada 2016 nesta sexta-feira, 27 de maio de 2016, às 20:00h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Recomenda-se chegar meia hora antes do início do espetáculo para assistir uma breve palestra que será proferida por Heleno Costa Filho, o conhecido Costinha, que falará sobre a vida e a obra do compositor homenageado. Por motivo de segurança não será permitido o acesso ao público quando alcançar sua lotação de 300 pessoas.

Este concerto tem um tom especial por homenagear um compositor paraibano. Trata-se do músico, compositor e maestro Marcelo Vilor, que fará a regência do concerto todo dedicado à sua obra, executando peças de sua autoria.

Este é o quinto concerto de uma série de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal e produções de professores e alunos do Departamento de Música e Educação Musical da UFPB.

A Orquestra Sinfônica da UFPB inaugurou em 06 de abril de 2013, sob a regência do maestro Gustavo Paco de Gea, seguinte pelo regente titular, Marcos Arakaki, por dois anos. Desde de seu surgimento inaugurou uma nova era na cena sinfônica do Estado da Paraíba, com finalidades acadêmicas estimulando a relação pedagógica entre professores e alunos, contribuindo assim para a formação de plateia e o escoamento dos projetos na área de música da UFPB, tanto no campo da performance da composição e musicologia. Atendendo os princípios educacionais, cumpre um papel diferenciado, trabalhando peças da tradição orquestral e aos fins de pesquisa, executando obras inéditas ou cunho experimental, sem interesses mercadológicos adequando-se aos propósitos básicos da universidade de criar, desenvolver e divulgar o conhecimento para a sociedade.

A orquestra é um equipamento cultural administrado pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), vinculados aos Departamentos de Música e Educação Musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), respectivamente coordenados pelos professores Ulisses Silva e Leonardo Meira. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

A Sala de Concertos Radegundis Feitosa, sede oficial dos concertos, é localizada na entrada do Campus em João Pessoa, possui trezentos lugares confortáveis, com climatização e isolamento acústico, é um espaço administrado pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) vinculado ao Departamento de Música da UFPB sob a coordenação do professor do DEMUS, Leonardo Meira.

img marcelovilorMarcelo Araújo Vilor é um dos mais destacados músicos paraibanos. Natural de João Pessoa, tem atuado como saxofonista, compositor e arranjador desde os anos oitenta. Além do Bacharelado em Música (Saxofone) concluído na UFPB, Vilor realizou diversos cursos de improvisação e arranjo, ministrados por importantes professores, tais como Carlos Malta, Roberto Sion, Ian Guest e Hector Costita. Atuou como músico na Orquestra do Maestro Vilô, Orquestra Metalúrgica Felipéia, PB Jazz, Orquestra Mistura Fina, Orquestra Sanhauá, Grupo Oitavando, Grupo Canto Novo e Banda de Música do 15º BIMtz. Tem composições e arranjos gravados pelos grupos Quarteto de Trombones da Paraíba, Quinteto Brassil, Quinteto Potiguar, Banda Pequi, Octeto de Saxofones do Departamento de Música da UFRN e JP Sax; com participação em diversos CDs, incluindo “Azeitonizando”, “Maestro Vilô - 40 Anos de Frevo”, “Um Século de Saxofone”, “Folia de Rua 2000”, “Beto Tavares - Labirinto”, “Roberto Araújo - Passarada”, Duas Palhetas do saxofonista Costinha e pelo Projeto selo Coisa Fina, de São Paulo.

Programação - composição de autoria de Marcelo Araújo

1. Nas Bandas de Sampa

2. Chorinho pro Mano Costa

3. Cotovia