Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores em Jornalismo do CCTA lançam livro sobre Semiárido e transposição do Rio São Francisco
conteúdo

Notícias

Pesquisadores em Jornalismo do CCTA lançam livro sobre Semiárido e transposição do Rio São Francisco

publicado: 18/03/2021 08h45, última modificação: 18/03/2021 08h46

Comunicação no Semiárido Brasileiro é título o livro que o Observatório do Jornalismo no Semiárido (Objor Semiárido) lança nessa sexta-feira (19), a partir das 20h, no perfil do Instagram do Observatório (@objorsemiarido). O livro resulta de três anos de estudos realizados por pesquisadores e pesquisadoras da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte em torno de projetos e práticas de comunicação pensados a partir do paradigma da convivência com o Semiárido. 

A Professora Drª Sandra Raquew Azevêdo, do Departamento de Jornalismo (Dejor), do CCTA, é a organizadora da publicação e coordenadora do Objor Semiárido. Segundo ela, a publicação é um testemunho e uma reflexão sobre a transformação social que ocorreu na região pelo qual passa a transposição.  “Observamos este lugar a partir de suas entranhas porque somos parte dessa história que nos significou, nos nomeou na geolocalização do país de um modo desigual, propositadamente. Retornar a olhar para esse território brasileiro, enquanto experiência de investigação social, certamente, trouxe muitas provocações e estímulos, pois todos os símbolos e processos vividos são parte de nossa memória social e identitária”, ressalta a professora. 

A publicação está dividida em duas partes: a primeira traz as diferentes experiências que se constituíram no entendimento da comunicação como um direito humano, considerando a convivência com o semiárido enquanto práxis fundamental para ressignificação desse território brasileiro e o protagonismo de diferentes atores sociais em processos de comunicação comunitários, participativos e inovadores. Os capítulos que integram essa primeira parte são: “Juventudes Rurais e Convivência com o Semiárido: digitalização dos processos sociais no semiárido paraibano”, de Alisson Callado (UFRN); “Observatório do Jornalismo no Semiárido: o discurso da convivência com a seca/semiárido e seu agendamento na imprensa e nas campanhas eleitorais nas Eleições 2014”, escrito por Carlos Alberto Farias de Azevêdo Filho, também professor do Dejor (CCTA/UFPB) e Sandra Raquew Azevêdo; “Representações sociais das mulheres rurais no Boletim da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA” das autoras Catarina de Angola Oliveira e Maria Salett Tauk Santos (Universidade Federal Rural de Pernambuco); “Imaginário e construção histórica nas HQs sobre o semiárido brasileiro”, autor Paulo Floro (UFPB) e “A Educomunicação no contexto das práticas de convivência com o Semiárido: a experiência do projeto Semiárido em Tela”, de autoria de Raquel Silva (UFPB). 

Já a segunda parte da publicação inclui o resultado de uma pesquisa realizada pela equipe do Objorsemiárido tendo por temática a pauta da Transposição do Rio São Francisco na imprensa nacional e conta com os capítulos: “Transposição do Rio São Francisco: um estudo da agenda-setting do jornal Folha de São Paulo (2017-2018)”, de Marcelo Augusto Vieira (UFPB) e Sandra Raquew dos Santos Azevêdo (UFPB); “Um olhar sobre a Transposição do Rio São Francisco: a agenda midiática do Jornal do Commércio online”, de Maria Tatiana Lima Costa (UFPB) e Maryellen Badãrãu (UFPB); e “Transposição do Rio São Francisco: atributos e enquadramentos no Portal Correio da Paraíba”, do jornalista Anderson Santana.

Quem desejar acompanhar as atividades do Observatório do Jornalismo no Semiárido basta acessar o Instagram do grupo (@objorsemiarido). 

Vale ressaltar que o livro estará disponível gratuitamente, a partir de amanhã (19), na plataforma digital da Editora Marca da Fantasia, no endereço http://marcadefantasia.com/

 

Ascim CCTA com Objor Semiárido