Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pinacoteca da UFPB expõe acervo no Centro Cultural Hotel Globo em João Pessoa
conteúdo

Notícias

Pinacoteca da UFPB expõe acervo no Centro Cultural Hotel Globo em João Pessoa

Mostra começa no próximo dia 06
publicado: 02/05/2022 12h26, última modificação: 02/05/2022 12h26

A Pinacoteca da UFPB, equipamento do Departamento do curso de Artes Visuais, do CCTA, realizará exposição do acervo no Centro Cultural Hotel Globo, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. 

A abertura da Mostra será no próximo dia 06, a partir das 16h, e segue até dia 31 deste mês. 

A exposição levará ao público uma homenagem ao xilo-gravador popular paraibano José Costa Leite, um recorte da arte paraibana dos anos 80, além de trabalhos de épocas mais recentes, como os da artista plástica pernambucana Virgínia Colares e dos ceramistas paraibanos Madriano Basílio e Davi Queiroz. 

Outro aspecto do recorte curatorial que poderá ser visto é a arte figurativa dos artistas paraibanos destacados das décadas de 60, 70 e 80 como Miguel dos Santos e Flávio Tavares; Sandoval Fagundes, José Crisólogo e Fred Svendsen; e Rosilda Sá, Clóvis Jr. e José Kleber. 

Todas as obras que serão expostas foram doadas pelos artistas à Pinacoteca. 

O objetivo da exposição do acervo da Pinacoteca da UFPB é evidenciar o papel relevante do Departamento de Artes na ampliação do acervo de artes visuais da UFPB. 

A Pinacoteca da UFPB há 35 anos guarda parte da memória artística da Paraíba e é um dos mais expressivos acervos públicos da arte local e de obras de outros artistas do Nordeste e do Brasil, com mais de 500 itens. 

A Pinacoteca da UFPB funciona no 1° e 2° andar da Biblioteca Central, sendo a galeria expositiva no primeiro andar. Ela foi inaugurada pelo artista plástico Hermano José em 1987 com o intuito de reunir o acervo da universidade, criar o primeiro Museu de Arte em João Pessoa e constituir um espaço de pesquisa e referência das artes visuais na capital.

Saiba mais acessando o Folder do evento.

 

Redação: Débora Freire c/ Assessoria da Pinacoteca da UFPB