Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pós-graduação em Artes Visuais do CCTA lança edital para seleção de Mestrado
conteúdo

Notícias

Pós-graduação em Artes Visuais do CCTA lança edital para seleção de Mestrado

Inscrições podem ser feitas até dia 16 de setembro
publicado: 04/08/2022 15h45, última modificação: 08/08/2022 19h16

O Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais da UFPB e UFPE, vinculado ao CCTA, publicou edital de seleção para Mestrado. 

As inscrições poderão ser realizadas de 22 de agosto até o próximo dia 16 de setembro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), da UFPB, pelo caminho Processos Seletivos > Processos Seletivos > Stricto Sensu. A taxa de inscrição é de R$ 85,93. 

Que desejar solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição tem até dia 15 deste mês para fazê-la. A relação com o nome dos isentos será divulgada até o 30º dia de publicação do edital de seleção. 

Poderá se candidatar o portador de diploma ou de certificado de conclusão de curso de graduação em Artes Visuais e áreas afins, desde que reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação ou pelos órgãos competentes quando fornecidos por instituições de outros países, observando-se o disposto na legislação vigente quanto à validade dos diplomas, os quais deverão ser apresentados no ato da matrícula. Também é assegurada a inscrição de candidatos que, apesar de não apresentarem o diploma de graduação ou certidão de colação de grau exigido, estejam aptos a obtê-lo (a) antes da matrícula institucional no Programa. 

Estão sendo ofertadas 24 vagas distribuídas entre as 03 linhas de pesquisas, considerando a área de concentração ARTES VISUAIS E SEUS PROCESSOS EDUCACIONAIS, CULTURAIS E CRIATIVOS: PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES VISUAIS; PROCESSOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS EM ARTES VISUAIS; e PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES VISUAIS. 

Do total de vagas oferecidas, 30% serão destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a 7 vagas, sendo distribuídas por linhas de pesquisa da seguinte maneira: 02 vagas para a Linha de pesquisa 1; 03 para a Linha de pesquisa 2; e 02 vagas para a Linha de pesquisa 3. 

O processo seletivo será realizado de forma integralmente remota, sem a realização de qualquer atividade presencial. 

O resultado final da seleção será divulgado dia 1º de dezembro. Já as matrículas ocorrerão em março de 2023 e o início das aulas será definido pelo Curso após a matrícula. 

Mais informações, inclusive sobre as etapas da seleção e todos os documentos para preenchimento (ANEXOS), estão disponíveis no edital.

 

Redação: Débora Freire