Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-reitoria de Extensão da UFPB lança edital para o Programa ‘UFPB no seu Município’
conteúdo

Notícias

Pró-reitoria de Extensão da UFPB lança edital para o Programa ‘UFPB no seu Município’

publicado: 20/05/2022 09h50, última modificação: 20/05/2022 09h50

A Pró-reitoria de Extensão (PROEX), por meio da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC), da UFPB, lançou edital para seleção de projetos de extensão no Programa ‘UFPB no seu Município’, edição 2022. 

A submissão das propostas de ações de extensão deverá ser realizada pelo SIGAA, no período de 23 deste mês a 23 de junho. Só serão aceitos cadastros de ações de extensão na modalidade PROJETO. 

Estão aptos a submeter propostas os servidores docentes e técnico-administrativos com nível superior da UFPB que estejam em efetivo exercício. 

Professor Visitante, Professor Visitante Estrangeiro, Professor Substituto e demais servidores em Exercício Provisório ou Colaboração Técnica também poderão submeter/coordenar propostas, desde que haja coincidência temporal entre a vigência do projeto e o vínculo institucional nas referidas categorias mencionadas que deverá ser comprovada por meio de documento anexo à proposta. Nesta hipótese, será obrigatória a existência de outros docentes e/ou técnico-administrativos do Quadro de Pessoal Ativo Permanente da UFPB cadastrados no projeto. 

Os proponentes poderão submeter, na condição de coordenador, apenas um projeto de Extensão no Programa UFPB no Seu Município, e poderá participar como colaborador em outra(s) ação(ões) de extensão de acordo com seu Plano Individual Docente ou regime de trabalho do técnico-administrativo, devidamente autorizado pelo Chefe Imediato. 

O resultado final dos projetos classificados será divulgado dia 11 de julho, na página da PROEX.

 

Outros prazos 

Prazo para o Coordenador do Projeto acessar o SIGAA e colocar a ação “EM EXECUÇÃO”: 12/07/2022 

Período para os Discentes “REGISTRAREM INTERESSE” em participar do projeto no SIGAA: 12/07/2022 e 13/07/2022 

Período de seleção dos discentes bolsistas: 14 a 18/07/2022

Cada Assessoria de Extensão deverá normatizar os procedimentos de seleção de bolsistas e voluntários, cujo processo deverá ser publicado e divulgado pelas Assessorias, seguindo rigorosamente o período estabelecido. 

Vigência do Projeto de Extensão: 01/07/2022 a 31/12/2022

 

Bolsas de Extensão - Programa ‘UFPB no seu Município’ 

O Programa ‘UFPB no seu Município’ contará com a oferta de 130 bolsas de extensão, no valor mensal de R$ 400,00 que serão distribuídas, conforme aprovação dos projetos no processo seletivo, na seguinte proporção: em situações em que houver bolsas residuais, as mesmas deverão ser redistribuídas aos projetos que apresentarem as melhores notas, observada a rigorosa ordem de classificação. 

As bolsas somente serão pagas àqueles bolsistas com Plano de Trabalho, cujo status esteja “ATIVO” no SIGAA, até o dia 19 de julho de 2022. 

O quantitativo de bolsas, a periodicidade e o próprio pagamento das bolsas do ‘UFPB no seu Município’ 2022 está condicionado à aprovação da Lei Orçamentária Anual e à disponibilidade orçamentária para o respectivo exercício.

 

Sobre o Programa ‘UFPB no seu Município’ 

O Programa UFPB no seu Município se constitui em uma das estratégias da política de extensão universitária da UFPB, que prioriza a formação acadêmica e cidadã do seu corpo discente através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, no sentido de promover o desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos. 

O Programa tem por objetivo identificar a realidade sócio econômica, cultural e ambiental dos municípios paraibanos, para contribuir com o fortalecimento de políticas públicas e promover o desenvolvimento regional sustentável, com vistas ao fortalecimento das suas comunidades para a melhoria da qualidade de vida. 

Por se tratar de um edital que promove a interiorização, a atuação das ações de extensão do Programa ‘UFPB no seu Município’ dar-se-á por meio da interação entre a Universidade, as gestões municipais, as instituições públicas e/ou privadas, as comunidades e grupos sociais dos municípios paraibanos com população inferior a 150.000 habitantes. 

O Programa é mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no seu orçamento, e tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica e cidadã dos discentes dos cursos de graduação presenciais e a distância, a partir da experiência em ações de extensão universitária.

 

Redação: Débora Freire