Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitoria de Extensão oferece bolsas para projetos nas áreas de Comunicação e Cultura no Programa ‘UFPB no seu muncípio’

Submissão de propostas deve ocorrer até 31 de maio
publicado: 17/05/2021 10h34, última modificação: 17/05/2021 10h34

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPB lançou edital de seleção de projetos sociais para serem desenvolvidos no Programa ‘UFPB no seu município’.

O objetivo é a interiorização das ações de extensão da universidade para contribuir com o fortalecimento de políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável de diversas cidades e comunidades paraibanas.

Estão sendo oferecidas 100 bolsas no valor de R$ 400.

Os projetos devem ser desenvolvidos, entre outras áreas, nas de Comunicação e de Cultura.

Dentro dessas áreas (Comunicação e Cultura), estão os seguintes eixos temáticos: Comunicação social; Mídia Comunitária; Comunicação Escrita e Eletrônica; Produção e Difusão de Material Educativo; Televisão Universitária; Rádio Universitária; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Comunicação Social; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área; Desenvolvimento de Cultura; Cultura, Memória e Patrimônio; Cultura e Memória Social; Cultura e Sociedade; Folclore, artesanato e tradições culturais; Produção Cultural e Artística na Área de Música, Artes Visuais Plásticas e Artes Gráficas; Produção Cultural e Artística na Área de Fotografia, Cinema e Vídeo; Produção Teatral e Circense; Dança; Rádio Universitária; Capacitação de Gestores de Políticas Públicas; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área; além de Cultura e Memória Social.

A submissão de propostas está aberta até dia 31 deste mês, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Os projetos podem ser propostos por professores e técnicos administrativos (com nível superior) e que estejam em efetivo exercício na universidade. Professores visitantes brasileiros e estrangeiros, substitutos e técnicos, em exercício provisório ou colaboração técnica, também podem participar desde que haja coincidência temporal entre a vigência do projeto e o vínculo institucional.

O resultado final dos projetos classificados será divulgado dia 25 de junho. Já a seleção dos alunos bolsistas deverá ser realizada de 1 a 9 de julho. Para ser bolsista ou voluntário do projeto, o aluno deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação na UFPB; não participar, como bolsista, de outros programas acadêmicos; apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) satisfatório e não ser concluinte.

O ‘UFPB no seu município’ é mantido com recursos próprios da UFPB, previstos em orçamento, e tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica e cidadã dos discentes dos cursos de graduação presenciais e a distância, a partir da experiência em ações de extensão universitária.

Nesta edição, o programa busca contemplar comunidades e grupos sociais dos municípios paraibanos com população inferior a 150 mil habitantes.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site da Proex e, sobre a seleção 2021 de projetos, basta acessa o edital.

Reportagem: Débora Freire