Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitoria de Graduação da UFPB abre edital de seleção de projetos para monitoria
conteúdo

Notícias

Pró-Reitoria de Graduação da UFPB abre edital de seleção de projetos para monitoria

Estão sendo ofertadas 600 bolsas para os quatro campi
publicado: 01/07/2021 18h09, última modificação: 01/07/2021 18h09

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), da UFPB, abriu edital de seleção de projetos para o Programa de Monitoria. 

A seleção é destinada para o período letivo 2021.1, que terá início em agosto e que segue até dezembro. 

Estão sendo oferecidas 600 bolsas para os quatro campi da instituição. 

O Programa de Monitoria será desenvolvido por meio de elaboração/execução de Projetos de Ensino que poderão ser Individuais ou Departamentais, voltados para cursos de graduação presenciais ou à distância. 

Os projetos devem ser submetidos até próximo dia 12, exclusivamente por meio do portal docente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). 

Cada professor poderá participar de, apenas, um projeto, seja individual ou departamental, e só poderá orientar até 03 alunos monitores, observando o limite de 01 monitor para cada 15 alunos. 

O resultado dos projetos aprovados será divulgado dia 5 de agosto, no  site da PRG

 

Seleção de monitores 

Após a aprovação dos projetos no Programa, serão abertas as inscrições para os processos seletivos de candidatos às vagas de monitoria, que deverão acontecer no período de 5 a 12 de agosto. 

A seleção de alunos dos cursos de graduação da UFPB, candidatos ao Programa de Monitoria, ficará sob responsabilidade dos departamentos ou do professor proponente. Eles terão que indicar o tipo de prova de seleção, em formato remoto, que será realizada, explicitando-o em edital expedido pelos próprios orientadores (se projeto individual de monitoria) ou departamentos (se projeto departamental de monitoria) e amplamente divulgado por estes, devendo ser realizada considerando-se as limitações de presença física dos estudantes no cenário de ensino remoto e/ou híbrido. 

Somente poderão inscrever-se ao processo de seleção, os alunos que já tenham integralizado a disciplina objeto da seleção ou equivalente, com comprovação em seu histórico acadêmico ou cuja compatibilidade seja certificada pelo departamento da disciplina, com, no mínimo, média 7,0 (sete) em ambos os casos; e que tenham disponibilidade de 12h semanais para as atividades de monitoria. 

Cada discente poderá se inscrever para a seleção de monitoria para o ensino remoto, presencial e/ou híbrido em mais de um componente curricular, mas só poderá ser selecionado por um projeto de monitoria, não podendo acumular bolsas (nem remunerada nem sem remuneração), já que a atividade de monitor para o período 2021.1 poderá ser desenvolvida na modalidade remunerada (monitor bolsista) ou não remunerada (monitor voluntário). 

Os aprovados, segundo calendário do edital, iniciarão suas atividades no dia 16 de agosto. 

Cada bolsista receberá até quatro parcelas, no valor de R$ 400 por mês. 

Mais informações podem ser solicitadas à Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail cppaprgufpb@gmail.com (com o título do e-mail: Monitoria 2021.1 – Informações).

 

Reportagem: Débora Freire