Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB abre edital para seleção de projetos de iniciação científica
conteúdo

Notícias

Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB abre edital para seleção de projetos de iniciação científica

publicado: 22/04/2021 11h08, última modificação: 22/04/2021 11h08

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), da UFPB, lançou edital para seleção de projetos de iniciação científica dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, com vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022. 

A inscrição para participar da seleção deve ser feita através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no período entre 30 de abril a 31 do próximo mês. 

Para concorrer ao edital, o proponente deve ser docente com titulação de Doutor e estar em exercício de suas funções na UFPB, com cadastro ativo no SIGAA e SIGRH; ou ser docente com titulação de Doutor, integrante do Programa de Professor Voluntário (Res. 22/1998-CONSEPE/UFPB); ou ser Professor Visitante com Título de Doutor (Res. 24/2014- CONSEPE/UFPB), com vigência compatível com o período de duração do projeto e com cadastro ativo no SIGAA e SIGRH; ou ainda estar desenvolvendo seu Pós-doutorado na UFPB, dentro do PNPD, financiado por agência de fomento, desde que a vigência do seu projeto seja compatível com o período vigência de bolsa para o aluno.

O proponente poderá submeter até dois projetos, totalizando cinco planos de trabalho. Cada projeto deverá ter pelo menos um plano de trabalho vinculado. O mesmo plano de trabalho não pode estar vinculado a mais de um projeto. 

A participação, no certame, compreende duas etapas: inscrição de Projetos de Pesquisa e Planos de Trabalho, e cadastro de dados para cálculo do Índice de Produtividade Intelectual.

A PROPESQ terá uma reserva de 10 cotas de bolsas fomentadas com recursos da UFPB, para atender aos projetos/planos de trabalhos aprovados, que contribuam para o desenvolvimento de estudos prioritários da respectiva Pró-Reitoria. 

A quantidade de cotas e o valor da bolsa são determinados pelo CNPq (cota institucional) e pela UFPB (orçamento próprio). A bolsa tem periodicidade mensal, sendo o pagamento condicionado à disponibilidade orçamentária do CNPq e da UFPB.

O resultado final com lista dos docentes e quantidade de cotas será divulgada dia 31 de agosto, no site da PROPESQ.  

Os bolsistas deverão ser indicados no período de 01/09/2021 a 08/09/2021. Já a indicação de voluntários deverá acontecer de 01/09/2021 a 15/09/2021. 

Para mais informações, entre outras sobre a forma de avaliação dos projetos e planos de trabalho, basta acessar o edital .

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB (PIBIC/CNPq/UFPB) são regidos pela RN-017/2006 – CNPq alterada pela RN - 042/2013 e pela Resolução CONSEPE 17/2007.  São eles: 

PIBIC/CNPq/UFPB: modalidade geral visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.

PIBIC/AF/CNPq: modalidade destinada aos discentes que necessitam de políticas de ações afirmativas, visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.

PIBITI/CNPq/UFPB: tem por objetivo estimular os estudantes de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. 

Estes programas objetivam o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior e se destinam à concessão de cotas, com percepção de bolsa. 

Dentro do PIBIC, ainda há o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFPB (PIVIC/PIVITI/UFPB), que é regido pela Resolução CONSEPE 17/2007, destina-se à concessão de cotas, sem percepção de bolsa para o estudante. 

Os discentes participantes deste programa são voluntários e têm os mesmos deveres e direitos dos discentes bolsistas, exceto a recepção do valor pecuniário referente à bolsa e a vedação a vínculo empregatício concomitante. 

Dentre os compromissos dos discentes bolsistas e voluntários, ressaltam-se a obrigação de submissão do relatório parcial/final e a apresentação de trabalho por ocasião do Encontro de Iniciação Científica da UFPB (ENIC).

 

Reportagem: Débora Freire