Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB divulga normas gerais para o Encontro de Iniciação Científica edição 2021
conteúdo

Notícias

Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB divulga normas gerais para o Encontro de Iniciação Científica edição 2021

publicado: 20/10/2021 08h52, última modificação: 20/10/2021 08h52

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), da UFPB, divulgou as normas gerais para o XXIX Encontro de Iniciação Científica (ENIC), edição 2021, que será realizado de 22 a 26 de novembro.

O evento ocorrerá de maneira virtual e tem como temática este ano ‘Iniciação Científica e sua Importância para a Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta’.

Segundo informações da PROPESQ, os estudantes têm até dia 26 deste mês para inscrever trabalhos e realizar a submissão de vídeo. Após o envio do trabalho pelo estudante, cada orientador deve autorizar a participação do aluno até dia 16 de novembro.

As apresentações em sala virtuais serão feitas pelos os alunos de iniciação científica classificados de acordo com os seguintes critérios: nota atribuída pelo orientador ao relatório final do discente; e, no caso de empate, nota do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). O número total de apresentações será de 300 trabalhos de acordo com a razão entre a participação de cada Centro no contingente de discentes de iniciação científica e o total de vagas disponíveis por Centro de Ensino.

As apresentações nas salas virtuais ocorrerão simultâneas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou pelo Google Meet. Já as lives temáticas serão transmitidas no canal @propesqufpb, no Youtube.

O roteiro das apresentações e atividades está prevista para ser divulgada no site da PROPESQ em 8 de novembro. A programação do ENIC ainda conta com a entrega do o Prêmio Jovem Pesquisador. Serão premiados os melhores projetos de cada Área do Conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes, Multidisciplinar.

Estudantes dos programas de iniciação científica da vigência 2020/2021 deverão participar como ouvintes e se inscrever através do SIGEventos, até dia 31 de outubro. Também até esta data deverão se inscrever os monitores e equipe organizadora do ENIC, também pelo SIGEventos.

O ENIC tem como principal objetivo integrar a comunidade científica da UFPB e promover a troca de conhecimento a partir das pesquisas desenvolvidas pelos alunos da graduação e ensino médio nos vários campos do saber.

Mais informações sobre as normas gerais do ENIC 2021 podem ser acessadas no site da PROPESQ. 

 

Sobre a submissão dos trabalhos pelo aluno

É requisito para submissão do trabalho no ENIC o envio do relatório final pelo aluno e homologação pelo orientador.

As inscrições serão on-line mediante cadastro do resumo através do SIGAA.

Os dados do relatório serão importados para a inscrição do ENIC e poderão ser editados. Não é necessário o envio de arquivo para trabalho completo, pois os dados do relatório migram para o ENIC. Caminho: PORTAL DO DISCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> SUBMETER TRABALHO COMPLETO.

O relatório final é importado pelo SIGAA e o discente poderá editar os campos de texto. Não usar ponto e vírgula no resumo e, em relação às palavras-chave devem ser apenas 03 descritores separados por ponto (não usar virgula ou ponto e vírgula).

A submissão do resumo, sem anexar o vídeo, garante apenas a publicação nos Anais do evento.

 

Sobre o anexo do vídeo

Após preencher todos os campos do trabalho completo, o discente deverá anexar um link de um vídeo do seu trabalho de pesquisa, submetido em alguma plataforma de vídeos (YouTube, Vimeo).

Esse vídeo tem a finalidade de apresentar o trabalho de pesquisa de uma forma mais dinâmica, tendo oportunidade de mostrar, entre outros, os experimentos, ensaios, local da pesquisa, fotos, desenhos e mapas. Ele ficará disponível para os avaliadores do trabalho.

A submissão do vídeo é requisito para apresentação de trabalho e certificação no ENIC e deverá seguir os seguintes parâmetros: a duração deve ser de 5 (cinco) a 8 (oito) minutos; deverá ser feito a partir do modelo disponibilizado no site da PROPESQ; deve conter o Título do Projeto, o Título do Plano de trabalho, o nome do autor - discente e o nome do orientador-docente, além de introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões; ao final, o vídeo deverá conter os agradecimentos gerais, bem como à PROPESQ, UFPB e CNPq (logos oficiais).

O discente que necessitar produzir os slides utilizando o software Latex não precisa seguir o modelo padrão estabelecido no item acima.

Deverão ser observados os preceitos éticos e jurídicos referentes ao uso de imagem de terceiros e ao uso de trechos de obras protegidas por direito autorais.

Não será permitido o uso de conteúdo violento, discriminatório, pornográfico, político ou que viole direitos e/ou propriedade intelectual de terceiros ou que viole a lei.

O vídeo produzido deve ser criação do autor e não deve se resumir à leitura do trabalho e poderá conter animações gráficas.

O vídeo será disponibilizado para os avaliadores e poderá ser utilizados pela PROPESQ para divulgação científica a qualquer momento.

Critérios para avaliação do vídeo:

1. Apresentação: exposição de forma clara e sequenciada (introdução, desenvolvimento e conclusão); demonstração de domínio (conhecimento e segurança) do conteúdo abordado com harmonia e coerência entre a narração do vídeo e o conteúdo (peso 2);

2. Slides, imagem e áudio: bom planejamento gráficos dos slides, imagens com boa resolução, textos legíveis e áudio sem ruídos externos (peso 1);

3. Tempo: coerente uso do tempo e correta síntese do conteúdo (peso 1).

 

Sobre a autorização do orientador

Após o envio do trabalho pelo estudante, o orientador deve autorizar a participação do aluno. Para isto, ele deve acessar o PORTAL DOCENTE → PESQUISA → ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA → AUTORIZAR TRABALHOS. No caso de não autorização de trabalho, o orientador deverá enviar e-mail para portal@propesq.ufpb.br com justificativa.

O discente e o docente (orientador/avaliador) devem apresentar suas justificativas, até dia 16 de novembro, por ausência no ENIC através do SIGAA, no caminho: PESQUISA → ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA → JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA. 

 

Sobre o Prêmio Jovem Pesquisador

Poderão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador todos os estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB na vigência 2020/2021, devidamente cadastrados no SIGAA – Módulo Pesquisa/ENIC.

Serão premiados 45 trabalhos de Iniciação Cientifica e Tecnológica (sendo 05 trabalhos por área), e 05 trabalhos de ensino médio, considerando os melhores trabalhos apresentados nas salas virtuais.

Os requisitos para premiação são: nota do relatório (média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores para os trabalhos); nota do vídeo; e ter no máximo duas reprovações em seu histórico escolar.

Serão utilizados como critérios de desempate: indicação pelo comitê externo; nota do relatório final; nota do projeto (quando da sua seleção); e publicações em revistas científicas e/ou comunicação em eventos científicos. Persistindo o empate, será instituída pela PROPESQ uma comissão para avaliação dos projetos, composta por três representantes do Comitê Institucional de Iniciação Científica, com vistas à análise das situações de empate.

Os estudantes e orientadores premiados receberão certificados de premiação e poderão enviar o trabalho de pesquisa em formato artigo completo para ser publicado na “Série Iniciados” volume 27.

O resultado será divulgado até o dia 16 de dezembro de 2021, na página da PROPESQ.

 

Reportagem: Débora Freire