Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB prorroga para hoje (8) e amanhã prazos para submissão de projetos internos e externos de iniciação científica
conteúdo

Notícias

Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB prorroga para hoje (8) e amanhã prazos para submissão de projetos internos e externos de iniciação científica

publicado: 08/06/2021 09h49, última modificação: 08/06/2021 09h49

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), da UFPB, prorrogou até esta terça-feira (8) o prazo para submissão de projetos externos e, até amanhã (9), os de projetos internos de iniciação científica dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, com vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022. 

Também foi alterada a data para preenchimento do Currículo Lattes e Área Qualis que agora será até esta quarta (9).

A inscrição para participar da seleção deve ser feita através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Para concorrer ao edital, o proponente deve ser docente com titulação de Doutor e estar em exercício de suas funções na UFPB, com cadastro ativo no SIGAA e SIGRH; ou ser docente com titulação de Doutor, integrante do Programa de Professor Voluntário (Res. 22/1998-CONSEPE/UFPB); ou ser Professor Visitante com Título de Doutor (Res. 24/2014- CONSEPE/UFPB), com vigência compatível com o período de duração do projeto e com cadastro ativo no SIGAA e SIGRH; ou ainda estar desenvolvendo seu Pós-doutorado na UFPB, dentro do PNPD, financiado por agência de fomento, desde que a vigência do seu projeto seja compatível com o período vigência de bolsa para o aluno.

O proponente poderá submeter até dois projetos, totalizando cinco planos de trabalho. Cada projeto deverá ter pelo menos um plano de trabalho vinculado. O mesmo plano de trabalho não pode estar vinculado a mais de um projeto. 

A participação, no certame, compreende duas etapas: inscrição de Projetos de Pesquisa e Planos de Trabalho, e cadastro de dados para cálculo do Índice de Produtividade Intelectual.

A PROPESQ terá uma reserva de 10 cotas de bolsas fomentadas com recursos da UFPB, para atender aos projetos/planos de trabalhos aprovados, que contribuam para o desenvolvimento de estudos prioritários da respectiva Pró-Reitoria. 

A quantidade de cotas e o valor da bolsa são determinados pelo CNPq (cota institucional) e pela UFPB (orçamento próprio). A bolsa tem periodicidade mensal, sendo o pagamento condicionado à disponibilidade orçamentária do CNPq e da UFPB.

O resultado final com lista dos docentes e quantidade de cotas será divulgada dia 31 de agosto, no site da PROPESQ.  

Os bolsistas deverão ser indicados no período de 01/09/2021 a 08/09/2021. Já a indicação de voluntários deverá acontecer de 01/09/2021 a 15/09/2021. 

Para mais informações, entre outras sobre a forma de avaliação dos projetos e planos de trabalho, basta acessar o edital .

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB (PIBIC/CNPq/UFPB) são regidos pela RN-017/2006 – CNPq alterada pela RN - 042/2013 e pela Resolução CONSEPE 17/2007.  São eles: 

PIBIC/CNPq/UFPB: modalidade geral visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.

PIBIC/AF/CNPq: modalidade destinada aos discentes que necessitam de políticas de ações afirmativas, visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.

PIBITI/CNPq/UFPB: tem por objetivo estimular os estudantes de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. 

Estes programas objetivam o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior e se destinam à concessão de cotas, com percepção de bolsa. 

Dentro do PIBIC, ainda há o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFPB (PIVIC/PIVITI/UFPB), que é regido pela Resolução CONSEPE 17/2007, destina-se à concessão de cotas, sem percepção de bolsa para o estudante. 

Os discentes participantes deste programa são voluntários e têm os mesmos deveres e direitos dos discentes bolsistas, exceto a recepção do valor pecuniário referente à bolsa e a vedação a vínculo empregatício concomitante. 

Dentre os compromissos dos discentes bolsistas e voluntários, ressaltam-se a obrigação de submissão do relatório parcial/final e a apresentação de trabalho por ocasião do Encontro de Iniciação Científica da UFPB (ENIC).

 

Reportagem: Débora Freire