Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor do CCTA é homenageado com o Prêmio Maturidade Acadêmica no INTERCOM 2022

publicado: 08/07/2022 11h26, última modificação: 09/07/2022 10h43

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) reconheceu o professor Pedro Nunes Filho, titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, como Liderança Acadêmica no campo das Ciências da Comunicação, concedendo ao pesquisador o Troféu José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional.

Anualmente, a INTERCOM homenageia pesquisadores e instituições, que contribuíram para o fortalecimento da área da Comunicação e da Ciência no país. Em 2022, a comunidade acadêmica das Ciências da Comunicação votou por homenagear três pesquisadores e duas instituições paradigmáticas: Pedro Nunes Filho (UFPB); Francisco de Assis (Cásper Líbero); Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre (Unisinos); Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz); Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis (UFMA).

Para o professor Nunes, o reconhecimento é importante para universidade e para o programa de pós-graduação ao qual ele esteve vinculado desde a sua criação. "Sou parte da UFPB e essa premiação representa o diferencial de  nossa universidade  e do Centro de Comunicação Turismo e Artes. O simbolismo e a força invisível desse reconhecimento também transcende as instituições e encoraja novos pesquisadores e pesquisadoras a lutarem pelo avanço da Ciência, Arte,  Cultura e em prol de  justiça social que o Brasil tanto necessita", destaca o professor.

A entrega da premiação aos homenageados ocorrerá no dia 07 de setembro de 2022 no Cine Aruanda da UFPB, durante o INTERCOM 2022.

Trajetória Acadêmica

O professor Pedro Nunes tem mais de 40 anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão. Uma carreira profícua e de relevante produção acadêmica em forma de artigos, livros, filmes, vídeos e projetos multimídia. Atualmente aposentado, ele foi um dos fundadores do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB e é professor emérito da instituição. Também atuou em outras universidades como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde iniciou sua carreira como docente.

Durante sua trajetória acadêmica, escreveu mais de 15 livros e foi um dos criadores da Revista Latino-americana de Jornalismo, Âncora. Igualmente expressiva também foi a sua produção audiovisual com vídeos e filmes, como "Cortejo de Vida", vídeo que teve circulação nacional e internacional e os longas-metragens "Escola sem preconceito" e "Escolas PluraisInclusão, gênero e sexualidade", filmes didáticos adotados por diversas escolas para debater temas como a sexualidade.

No livro-coletânea “Mestre da UTOPIA: fragmentos de uma caminhada polifônica”, pesquisadores e pesquisadoras destacam as vivências acadêmicas compartilhadas com Pedro Nunes. A obra está disponível no link abaixo:

Download aqui

Conheça mais sobre a carreira e a produção acadêmica do professor Pedro Nunes :