Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor do Departamento de Comunicação do CCTA é um dos organizadores de livro que trata sobre as divas da cultura pop
conteúdo

Notícias

Professor do Departamento de Comunicação do CCTA é um dos organizadores de livro que trata sobre as divas da cultura pop

publicado: 22/03/2021 10h32, última modificação: 22/03/2021 10h32

DIVAS POP - O corpo-som das cantoras na cultura midiática é o título da obra resultado de um profundo trabalho de investigação realizado pelo Grupo de Pesquisa de Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop/UFPE), do qual o professor do Departamento de Comunicação do CCTA, Alan Mangabeira, faz parte. 

O livro, que integra uma série de comemorações pelos 10 anos de criação do GruPop, se apresenta como um dossiê sobre a figura da diva pop tanto no cenário da música nacional como da internacional, a partir de personalidades que fizeram sucesso décadas atrás, como Carmem Miranda e Madonna, e outras que são destaque nos dias de hoje, a exemplo de Anita, Pablo Vittar, Beyoncé, Katy Perry, Lady Gaga e Britney Spears. 

Entre outras abordagens, o estudo atenta para a importância de pesquisar esse tipo de ator social em contextos temporais diferentes, atentando, no caso desse livro, para o impacto e dimensão de poder da mulher como diva no meio musical, trazendo à tona, por exemplo, certos estilos de vida. 

Alan Mangabeira ressalta outro aspecto importante que a obra discute: a questão do ‘ser fã’ que sempre foi visto como algo pejorativo e, segundo o pesquisador, “isso tem um quê de machismo”. Alan explica que o termo ‘fanaticus’ vem do culto à Deusa da Guerra, Belona, em que ela pedia um sacrifício dos súditos homens: que cortassem sua genitália e a oferecessem a ela. Com isso eles se tornavam eunucos, ou seja, perdiam a masculinidade. E completa: “ser fã de uma diva pop sendo um homem no Brasil, torna-se então problemático em vista da sociedade normativa. A partir daí, creio que para além de vencer esse preconceito, analisar o trabalho de mulheres, em seu sentido mais amplo, incluindo drags, nos faz rever situações de extremo machismo, que muitas vezes fazem dessas divas produtos aprisionados, como Britney Spears, que vive há 20 anos em uma tutela controlada pelo próprio pai, sem direito a engravidar, dirigir, sair de casa ou controlar seus próprio dinheiro e medicação”. 

DIVAS POP - O corpo-som das cantoras na cultura midiática está disponibilizado para download gratuito. Ele é fruto do projeto Procad-Capes. Tem como organizadores, além do Professor Dr. Alan Mangabeira, o Prof. Dr. Thiago Soares (UFPE) e Mariana Lins (UFPE), doutoranda. Conta com 12 capítulos e com a participação de outros 9 autores. 

Vale destacar que o GruPop foi criado há dez anos pelo professor Thiago Soares quando ainda integrava o corpo docente do Departamento de Comunicação da UFPB. Atualmente, Thiago Soares é professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco. 

Thiago conta que em 2011 começou a orientar projetos sobre cultura pop, sobretudo, projetos centrados na análise de videoclipes e processo de celebrização de artista, e que, quando se credenciou ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, começou a formar um grupo com orientandos de mestrado e graduandos. “Nas reuniões do grupo debatíamos textos e verificávamos o andamento dos projetos”.  Em 2013, ainda na UFPB, o professor lançou o primeiro livro dele e também a primeira do Grupop: A estética do videoclipe, com apoio da editora da instituição. Thiago Soares ainda evidencia que a UFPB tem uma imensa importância não só na gênese do projeto, mas que foi essencial para que o grupo tenha se capilarizado e conseguido o alcance que possui hoje. 

As atividades do GruPop podem ser acompanhadas pelo Instagram, no perfil @grupop.ufpe, ou pelo site grupop.com.br.