Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora do CCTA lança e-book com lições de fotografia para se fazer em casa
conteúdo

Notícias

Professora do CCTA lança e-book com lições de fotografia para se fazer em casa

publicado: 24/06/2021 18h05, última modificação: 25/06/2021 09h33

“Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade” é o título do livro lançado pela professora Agda Aquino, do Departamento de Comunicação (Decom), do CCTA. A obra, publicada pela Editora UFPB, mostra como praticar a fotografia dentro de casa usando objetos domésticos do cotidiano, sendo um manual direto e objetivo em formato de lições, que vão de dicas simples ao conhecimento mais técnico da fotografia.

O e-book tem 253 páginas e é dividido em 62 lições. Além disso, é organizado em capítulos que começam por imagens que não necessitam de muito conhecimento técnico e, ao longo das páginas, vai se aprofundando. O livro também tem um glossário com a explicação de alguns termos que são citados no decorrer da obra e indicações para quem quiser avançar no campo da fotografia.

Segundo a professora, a ideia de fazê-lo surgiu no começo da pandemia. Contudo, foi inicialmente compartilhado através de dicas no seu perfil pessoal do Instagram. Diante da repercussão, a professora resolveu transpor o trabalho para o formato de livro, complementando as informações com textos e imagens adicionais.

Representatividade feminina e acesso democrático

Menos de 6% dos livros brasileiros sobre fotografia são escritos por mulheres. Já na literatura mundial, a porcentagem é inferior a 17%. Para Agda, seu livro também significa mais mulheres ocupando um espaço tradicionalmente de difícil acesso para elas.

O livro foi organizado de maneira que seu acesso fosse democrático, gratuito e aberto, sendo estruturado para poder ser lido em dispositivos móveis. Sua diagramação/projeto gráfico é assinada por Sâmella Arruda. Além disso, Agda destaca a importância da sua rede de apoio para que a construção do seu livro fosse possível.

A docente está muito feliz, por esse ser um projeto especial para ela, e conta que é “uma realização como professora de fotografia há mais de uma década poder sistematizar e divulgar um pouco do conhecimento acumulado ao longo de tantos anos de docência”.

“Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade” é um e-book que está disponível para ser baixado em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/801

Sobre a autora

Agda Aquino é professora de fotografia desde 2007. É docente dos departamentos de Comunicação Social da UEPB (curso de Jornalismo) e da UFPB (curso de Cinema e Audiovisual), sendo a primeira mulher a assumir oficialmente, através de concursos públicos, as cátedras de fotografia nos dois cursos. É graduada em Jornalismo, com especialização em Redação Jornalística, mestrado em Comunicação e Estudos da Mídia e doutorado em Educação, onde desenvolveu uma tese sobre o ensino de fotografia nos cursos de Jornalismo do país. Além da docência em fotografia, tem experiência na fotografia documental, de moda e experimental, além de exposições fotográficas, curadorias, juris e comissões julgadoras de concursos fotográficos.

Reportagem: Carol Sales

Supervisão de texto: Afra de Medeiros