Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora do CCTA lança livro sobre Turismo na cidade paraibana de Areia

Professora do CCTA lança livro sobre Turismo na cidade paraibana de Areia

publicado: 20/04/2021 08h54, última modificação: 20/04/2021 08h54

Turismo em Areia/PB: trocas simbólicas na produção e consumo das novas ruralidades é o título do livro lançado pela professora do Departamento de Comunicação (Decom), do CCTA, Josilene Ribeiro.

A obra é fruto da tese de Doutorado em Sociologia, defendida pela pesquisadora na Université Bourgone Franche Comté e na Universidade Federal de Pernambuco.

O livro traz uma abordagem sociológica sobre o desenvolvimento do turismo na microrregião do Brejo paraibano, tendo por base dados etnográficos e históricos levantados por meio da pesquisa de campo, realizada durante dois anos (2015-2016). A pesquisa compreendeu além da observação participante, a realização de 48 entrevistas, aplicação de 237 questionários e 2 volumes de registros em diário de campo.

A obra, publicação pela Editora Universitária da UFPB, está disponível para download gratuito, no site da Editora.

Em sua tese, a autora parte do pressuposto de que o turismo se caracteriza por relações de interdependência, correspondendo a um fenômeno social total, com desdobramentos em dimensões políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas.

Conforme destaca a docente, os resultados de sua pesquisa colocaram em relevo a ressignificação dos valores tradicionais, especialmente o princípio da reciprocidade, por meio da criação de um circuito de circulação de dádivas entre os agentes sociais envolvidos na produção, oferta e consumo da atividade turística em Areia. Ela concluiu que trocas mercantis e simbólicas convivem e se interpenetram na produção e consumo simbólico-cultural da “tradição sertanejo-nordestina”, que é reinventada e ressignificada, tornando-se um produto turístico.

Josilene Ribeiro é formada em Comunicação Social (habilitação em Relações Públicas), com Mestrado e Doutorado em Sociologia. Professora do Decom da UFPB, desde 2008, ministra, entre outras disciplinas, a de Comunicação e Cultura Contemporâneas, Sociologia das Organizações e Relações Públicas para o Turismo. Atualmente coordena o projeto de iniciação científica “Pesquisa práticas comunicativas e relações interpessoais no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa/PB”, que conta com a colaboração de três pesquisadores externos, além de seis estudantes das graduações em Radialismo e em Relações Públicas da UFPB.

Reportagem: Débora Freire