Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projetos de extensão do CCTA firmam parceria com rádio CBN Paraíba para divulgação de podcasts
conteúdo

Notícias

Projetos de extensão do CCTA firmam parceria com rádio CBN Paraíba para divulgação de podcasts

Nova temporada dos programas ‘Jornadas’ e ‘Saúde em Comunidades’ estão disponíveis no site da rádio
publicado: 22/11/2021 09h32, última modificação: 22/11/2021 09h34

A partir deste mês de novembro a rádio CBN Paraíba passa a divulgar, através de seu site, os podcasts Jornadas e Saúde em Comunidades produzidos pelos projetos de extensão do CCTA ‘Espaço Experimental’, ‘Web Rádio Porto do Capim’ e ‘Promoção da Saúde em Comunidade com Ênfase nas Estratégias da Família’ e pelo projeto Arbocontrol da Universidade de Brasília (UnB). 

Em sua mais nova temporada, o ‘Saúde em Comunidades’ tem abordado temáticas voltadas ao controle da dengue, zika e chikungunya tendo em vista que, segundo boletim das arboviroses do período de janeiro a 24 de julho de 2021, na Paraíba houve um aumento de 53% nas notificações de dengue, 331% de chikungunya e 239% de zika em relação ao mesmo período do ano anterior.

Neste sentido, buscando conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito transmissor dessas doenças, dois episódios da temporada já foram lançados. O primeiro traça uma linha histórica do Aedes Aegypti, enquanto o segundo aborda os mitos, os sintomas e as formas de prevenção relacionadas às arboviroses.

Quanto ao ‘Jornadas’, a nova edição visa reforçar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacar a trajetória de personalidades que lutam por uma saúde de qualidade. Em seu primeiro episódio, aborda a origem do SUS, a importância para a sociedade, além de revelar as formas de acesso aos serviços e seu funcionamento.

Segundo a professora do Departamento de Jornalismo da UFPB, Patrícia Monteiro, coordenadora do projeto Arbocontrol na região Nordeste e coordenadora do projeto de extensão Espaço Experimental da UFPB, a parceria com a CBN Paraíba fortalece o propósito de levar o conhecimento produzido no ambiente acadêmico para o dia a dia das pessoas. “Os podcasts têm crescido, sobretudo neste período de pandemia, e é de grande interesse que esta mídia ganhe cada vez mais divulgação”, destaca Patrícia.

Para a coordenadora de jornalismo da rádio CBN, Carla Visani, a parceria da emissora com os projetos de extensão da UFPB e o Arbocontrol permite estreitar laços entre o universo acadêmico, o mercado de trabalho jornalístico e a própria sociedade. “Isto ocorre à medida que ajuda a divulgar o que está sendo feito na universidade com os olhos voltados para a informação e o bem estar comum”, frisa Carla.

Para ouvir o conteúdo dos programas através da CBN Paraíba, basta acessar o site da rádio http://cbnjoaopessoa.com.br/ e clicar no link podcasts situado no topo da página. O ‘Saúde em Comunidades’ e o ‘Jornadas’ também estão disponíveis em outras plataformas de agregadores de áudio e no site da web rádio Porto do Capim.

 

O potencial das parcerias 

Frutos dos projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba, os podcasts ‘Jornadas’ e ‘Saúde em Comunidades’ foram criados no ano de 2020, durante o período da pandemia do Covid-19, com o objetivo de levar informação de qualidade aos ouvintes dessas mídias.

Iniciado em 2014, o projeto de extensão ‘Promoção da Saúde em Comunidade com Ênfase nas Estratégias da Família’ vem desenvolvendo atividades que levam informações aos usuários da Unidade de Saúde da Família do Timbó I e da Associação Comunitária dos moradores do Vale do Timbó, em João Pessoa, na Paraíba. Contudo, com o surgimento da pandemia, para contornar as dificuldades deste período, foram desenvolvidas novas metodologias e produtos. Neste contexto, e em parceria com o projeto Web Rádio Porto do Capim, surgiu o podcast ‘Saúde em Comunidades’, cujo objetivo é oferecer, através de uma linguagem simples, didática e acessível, informações sobre questões básicas de saúde.

Processo semelhante proporcionou o surgimento do podcast ‘Jornadas’. Em razão da pandemia, inicialmente os projetos ‘Espaço Experimental’ e ‘Web Rádio Porto do Capim’ uniram-se para desenvolver o podcast ‘Jornadas’, o qual conta com a participação dos estudantes de comunicação da UFPB em todo o processo de produção, planejamento, gravação, edição e compartilhamento dos episódios. Produzido remotamente, o podcast busca divulgar histórias de vida, ações, projetos de extensão, pesquisas e diversas iniciativas da UFPB.

 Atualmente tanto a produção do ‘Saúde em Comunidades’ quanto do ‘Jornadas’ são resultados de parcerias entre vários projetos. Fazem parte deste laço o Arbocontrol Nordeste e os seguintes projetos da UFPB: Web Rádio Porto do Capim, Espaço Experimental, e Promoção da Saúde em Comunidade com Ênfase nas Estratégias da Família, coordenados respectivamente pelas professoras da Universidade Federal da Paraíba Norma Meireles, Patrícia Monteiro e Maria Aparecida Bezerra.

De abrangência nacional, o Arbocontrol corresponde a uma estratégia concebida inicialmente pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. O projeto desenvolve ações em todos os estados do país através de parcerias estabelecidas com universidades brasileiras e estrangeiras. O principal objetivo consiste no combate ao Aedes aegypti, inseto responsável por transmitir a dengue, zika e a chikungunya.

 

Reportagem: Débora Freire c/ Assessoria Espaço Experimental