Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Servidor do CCTA lança livro de poemas
conteúdo

Notícias

Servidor do CCTA lança livro de poemas

‘Asa de Cigarro’ é a oitava obra do escritor Águia Mendes
publicado: 05/04/2021 19h57, última modificação: 06/04/2021 12h15

Com poemas atravessados por uma visão crítica do mundo, o livro Asa de Cigarro, de Águia Mendes, é o oitavo de sua carreira como escritor.

Segundo ele, a obra "são poemas que vão do amor nada convencional à dessacralização da ideia de deus, passando ainda por uma série de poemas escatológicos, de morte, metalinguísticos etc.".”

Para o escritor paraibano, André Ricardo Aguiar, que assina a orelha do novo título “pode-se dizer que é um livro de poemas que vai abrindo, aos poucos, e fazendo do dito ‘onde há fumaça, há fogo’ o seu contrário também.”

Além de ‘Asa de Cigarro’, Águia é autor de  Jardim da infânciaContos policiaisBíblia Profana; Blue para um cadáver sonhadorO livro do adivinhãoSol de algibeira e Um boi pastando nas nuvens, este último de poemas infantojuvenis.

De acordo com Águia, Asa de Cigarro levou cerca de um ano e meio para ficar pronto. Ele conta que a poesia é paixão antiga, da infância ainda não alfabetizada: “veio por influência direta do meu pai que era um poeta bissexto e tinha o saudável hábito de ler poemas para os filhos.”

Servidor técnico-administrativo do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, Águia Mendes também se dedica à música.

Para adquirir o livro Asa de Cigarro basta clicar aqui

 

Sobre o autor 

Águia Mendes é natural de João Pessoa (PB). Formado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, integra várias antologias poéticas, entre elas Cem poemas brasileiros e Coletânea de Poetas do Nordeste Brasileiro, editada em Portugal. Fez parte do Grupo Jaguaribe Carne, criado na década de 1970 pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, e do qual o cantor e compositor paraibano Chico César também era um dos seus integrantes. É citado no volume II da Enciclopédia de Literatura Brasileira, dirigida por Afrânio Coutinho e J. Galante.

 

Reportagem: Débora Freire