Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Temporada 2017 da OSUFPB apresenta seu 9º concerto, em homenagem ao Mestre Ariano Suassuna
conteúdo

Notícias

Temporada 2017 da OSUFPB apresenta seu 9º concerto, em homenagem ao Mestre Ariano Suassuna

A apresentação terá entrada franca e será nesta sexta-feira, dia 07 de julho, às 20h30min, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Espaço Cultural José Lins do Rego).
por CCTA publicado: 06/07/2017 12h54, última modificação: 06/07/2017 13h06

A OSUFPB faz seu nono concerto da temporada 2017 na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. O concerto será nesta sexta-feira, 07 de julho, às 20h30min, e é mais um fruto da parceria cultural entre a OSUFPB e a FUNESC. A entrada é gratuita.

Apresentando, nesta temporada de 2017, seus concertos em séries temáticas, a OSUFPB contempla desta vez a série Mestre Ariano, que homenageia o célebre escritor paraibano Ariano Suassuna, no ano em que completaria 90 anos de vida. Nesta série são apresentadas obras predominantemente brasileiras que, de algum modo, manifestam os ideais de criação e consolidação da identidade musical nacional.

No repertório estão presentes obras do italiano Ottorino Respighi, do norueguês Edvard Grieg e dos brasileiros Radamés Gnattali e Clóvis Pereira. Todos esses compositores foram importantes para a sedimentação da identidade cultural de seus países, daí estarem contemplados pela série que homenageia o escritor Ariano, cuja obra notabilizou-se por exaltar os códigos culturais de nossa região.

Este concerto será regido pelo maestro Geraldo Rocha, professor de regência e coordenador da Orquestra Jovem do Departamento de Música da UFPB. O violonista Cledinaldo Junior terá participação como solista no Concerto Nº 4 “A Brasileira”, de Radamés Gnattali.

O público poderá contar ainda com a participação do arquiteto e artista plástico e Jonas Lourenço, que produzirá uma pintura no momento em que acontecerá o concerto, algo inovador nos concertos realizados no Estado.

Programa:

Grieg| Duas melodias nórdicas, Op. 63

II – Det Förste Möde

Respighi| Árias e Danças Antigas Suite nº 3

Italiana

Arie di corte

Siciliana

Passacaglia

Gnattali| Concerto no. 4 “à Brasileira”*

Allegro Moderato

Lento

Ritmado

Pereira| Três peças nordestinas

O Reino da Pedra Verde

Aboio

Galope

Geraldo Rocha, regente

Cledinaldo Junior, violão*

Participação especial: JONAS LOURENÇO, artista plástico, que produzirá um quadro durante o concerto.


Fonte: Adeildo Vieira - www.adeildovieira.com.br