Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB faz testagem gratuita de Covid-19 para servidores em trabalho presencial ou híbrido
conteúdo

Notícias

UFPB faz testagem gratuita de Covid-19 para servidores em trabalho presencial ou híbrido

publicado: 13/12/2021 09h38, última modificação: 13/12/2021 09h45

Servidores da UFPB em trabalho presencial ou híbrido, que apresentem sintomas de Covid-19 ou que tenham tido contato com alguém que positivou para a doença, podem realizar testagem gratuita na instituição. 

Nos dois casos citados, o servidor deve imediatamente comunicar à chefia imediata e solicitar o agendamento da testagem à Comissão de Biossegurança da universidade

O agendamento é realizado no link https://www.ufpb.br/biosseguranca/contents/menu/institucional/exames-covid-19, em que o servidor preenche um formulário. Para acesso ao formulário, é preciso estar logado em uma conta gmail. Após o envio do formulário, um profissional de enfermagem entrará em contato via WhatsApp ou por telefone para obter mais informações e em seguida o paciente recebe orientações de um médico também por telefone. Depois desses procedimentos, é agendada a coleta do material para análise, que está sendo feita no térreo do Centro de Ciências Médicas da UFPB, de segunda a sexta, das 8h às 11h. Caso o usuário não consiga agendar pelo formulário, basta entrar em contato pelo telefone (83) 99344-9355, das 13h às 17h, de segunda a sexta. O resultado da análise é emitido em até 48h.

Em casos da doença ou de suspeita dela em servidores do CCTA, também é importante que estes sejam comunicados à Comissão Interna de Biossegurança do Centro pelo e-mail comissao.bioccta@gmail.com, para que sejam tomadas providências no sentido de  evitar a propagação da doença localmente.

A Comissão de Biossegurança do CCTA ressalta que além do uso correto de máscaras, de álcool 70º e de se manter o distanciamento social de pelo menos 1 metro, é essencial que cada servidor cadastre o ponto eletrônico no próprio computador ou no próprio celular para evitar o uso de equipamento compartilhado. 

Vale lembrar ainda o que diz o art. 8 da Portaria nº 1179, de 17 de novembro de 2021, expedida pela gestão central da UFPB, sobre o servidor em trabalho presencial ou híbrido que apresentar sintomas do novo coronavírus: 

§1º Buscar acompanhamento médico e solicitar o atestado médico para apresentar à sua chefia imediata.

§2º Comunicar à sua chefia imediata a qual deverá comunicar no mais curto espaço de tempo à CBI [Comissão de Biossegurança Institucional da UFPB]. 

§3º Agendar o exame de RT-PCR o qual poderá ser realizado diretamente no sítio https://www.ufpb.br/biosseguranca para realização no Campus I ou na rede de saúde de sua preferência. 

§4º Para os casos de exames de RT-PCR realizados dentro da UFPB o servidor deve encaminhar o resultado à sua chefia imediata. 

§5º Para os casos de exames de RT-PCR realizados fora da UFPB o servidor deve encaminhar o resultado à sua chefia imediata e à CBI por meio do e-mail biosseguranca@reitoria.ufpb.br

§6º O servidor deve aguardar em sua residência e em isolamento domiciliar o resultado do RTPCR. 

§7º Em caso de resultado negativo (não detectável) e sem sintomatologia deve o servidor retornar imediatamente às atividades laborais na modalidade de trabalho que vinha desenvolvendo anteriormente.

§8º Em caso de resultado positivo (detectável), é necessário manter o isolamento social e o tratamento médico até completar 14 dias.

 

Reportagem: Débora Freire