Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança edital de seleção de projetos para Programa de Monitoria
conteúdo

Notícias

UFPB lança edital de seleção de projetos para Programa de Monitoria

publicado: 17/02/2022 10h22, última modificação: 17/02/2022 10h24

A Pró-reitoria de Graduação (PRG), da UFPB, lançou edital de seleção de projetos para Programa de Monitoria. Os projetos serão vinculados aos componentes curriculares ofertados nos períodos letivos 2021.2 e 2022.1. 

O componente curricular ‘Estágio Supervisionado’ não está contemplado no Programa de Monitoria em decorrência da definição dada ao estágio pela Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008

Os projetos devem ser inscritos no período de 23 deste mês a 02 de março, exclusivamente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). 

A inscrição do projeto será considerada como homologada somente após a autorização pela chefia do Departamento, com a emissão de recibo, realizada no SIGAA. Caso o Projeto inclua componentes curriculares de mais de um Departamento, será necessária a autorização de todos os Departamentos envolvidos. 

O docente poderá submeter seu projeto de ensino individualmente e acumulará a função de orientador e coordenador do projeto. Cada Departamento poderá submeter mais de um projeto de monitoria, considerando as necessidades de cada curso e cada projeto será coordenado por um dos orientadores, denominado coordenador. Além disso, cada professor poderá participar de apenas um projeto, seja individual ou departamental, e só poderá orientar até três alunos monitores, observando o limite de um monitor para cada quinze alunos. 

Serão disponibilizadas, para os semestres 2021.2 e 2022.1, 600 bolsas de monitoria por período letivo. Do total de bolsas disponibilizadas, 60 delas (10%) serão reservadas para o caso de aprovação de recursos contra o Resultado Preliminar. 

Os projetos de ensino serão avaliados e selecionados, prioritariamente, pelos coordenadores de Projetos de Monitoria (departamental/individual) e professores orientadores de Planos de Ação. O Plano de Ação consiste na descrição das atividades de monitoria a serem realizadas para o(s) componente(s) curricular(es) a ser(em) atendido(s) pelo Programa e cada Plano deve ter, pelo menos, um professor, denominado orientador. 

A divulgação do resultado final do Processo de Seleção de Projetos de Ensino de Monitoria está prevista para dia 23 do próximo mês, no site da PRG

Divulgado o resultado final da seleção dos projetos, os Departamentos (para Projetos Departamentais) ou docentes orientadores (para Projetos Individuais) deverão realizar a seleção de alunos dos cursos de graduação da UFPB para preencher as vagas de monitoria disponibilizadas para os projetos aprovados. 

A seleção dos monitores deverá ser normatizada em edital interno e específico (de cada Departamento), no qual serão detalhadas as vagas e os respectivos componentes. Durante o processo de seleção de monitores, os coordenadores de projetos deverão: divulgar o edital de seleção de monitores; cadastrar o processo seletivo no SIGAA; realizar prova de seleção (em formato presencial ou remoto); cadastrar, no SIGAA, o resultado da seleção dos aprovados e classificados para ‘Monitor Bolsista’ (remunerado) e ‘Monitor Voluntário’ (não remunerado); e realizar a convocação dos discentes aprovados via SIGAA. 

Os alunos dos cursos de graduação da UFPB devem realizar sua inscrição para seleção de monitoria via SIGAA no projeto do seu interesse. 

Somente poderão inscrever-se no processo de seleção, os alunos que já tenham integralizado a disciplina objeto da seleção ou equivalente, com comprovação em seu histórico acadêmico e compatibilidade certificada pelo departamento responsável pelo componente curricular e implantada no SIGAA, com, no mínimo, média 7,0 em ambos os casos; tenham disponibilidade de 12h semanais para as atividades de monitoria; não tenham incompatibilidade de horário do componente curricular, ao qual estão concorrendo, com os componentes curriculares que irão cursar durante o semestre em que poderão atuar como monitor. 

Cada discente poderá se inscrever para a seleção de monitoria para o ensino remoto, presencial ou híbrido em mais de um componente curricular, mas só poderá ser selecionado por um projeto de monitoria (bolsista ou voluntário). A condição de reprovado na disciplina objeto da monitoria, ou em qualquer outra que lhe seja pré-requisito, constitui impedimento para a inscrição no processo seletivo. 

O Programa de Monitoria para o ensino remoto, presencial ou híbrido tem, entre outros objetivos, a formação complementar dos alunos dos cursos de graduação, presenciais ou a distância da UFPB

 

 Reportagem: Débora Freire