Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança edital de seleção para professor efetivo com vaga no Departamento de Comunicação
conteúdo

Notícias

UFPB lança edital de seleção para professor efetivo com vaga no Departamento de Comunicação

Inscrições começam nesta sexta-feira (29)
publicado: 28/10/2021 19h45, última modificação: 17/11/2021 07h53

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de concurso público de provas e títulos para professor do Magistério Superior. 

Entre as vagas, uma dela, a de Professor Adjunto A, com regime de trabalho dedicação exclusiva e área do conhecimento sendo Direção de Imagem para TV e Vídeo, será destinada ao Departamento de Comunicação (DECOM), do CCTA. 

As inscrições poderão ser feitas a partir desta sexta-feira (29) até o dia 29 de novembro, na Secretaria do DECOM , no Campus I, em João Pessoa, das 9h30 às 12h30. Os interessados que não puderem comparecer a secretaria para realizar a inscrição, poderá enviá-la, dentro do prazo, para o endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - Centro do Comunicação, Turismo e Artes – CCTA - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO – DECOM - CIDADE UNIVERSITÁRIA S/N - CAMPUS 1 - CASTELO BRANCO – JOÃO PESSOA – PB - CEP:58051-900.

Para se inscrever, o candidato terá que preencher o requerimento de inscrição disponibilizado pelo Departemento.

A isenção de taxa de inscrição poderá ser feita de 29 de outubro a 09 de novembro, também na secretaria do Departamento, no mesmo horário citado. O resultado da respectiva solicitação será divulgado dia 11 de novembro na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), da UFPB, e na página do CCTA. 

Para concorrer à vaga, é necessário ter Graduação em uma das seguintes áreas: Radialismo; Rádio, TV e Internet; Comunicação Social; Audiovisual; Cinema; Jornalismo; Artemídia. É exigido também que o candidato tenha Doutorado em um destes seguimentos: Comunicação; Cinema; Audiovisual; Jornalismo; Educação; Estudos da Mídia; Letras; Ciências Sociais; Midialogia; Mídias Digitais; Multimeios; Ciências da Informação; Arte e Tecnologia. 

A seleção se dará em quatro etapas: Prova Escrita, que será realizada dia 07 de março de 2022, às 8h (sorteio do ponto seguido da prova); Prova Didática, com sorteio do ponto, no dia 10 de março de 2022, às 8h e realização da prova no dia 11 de março de 2022, também a partir das 8h; Exame do Plano de Trabalho, em 14 de março de 2022, às 9h; e por fim Exame de Títulos, que coocrrerá dia 16 de março de 2022, a partir das 9h.

Abaixo, confira o conteúdo programático: 

1- Direção de tv e intenção narrativa: produção, efeitos e composições audiovisuais.

2- Edição para tv e vídeo: práticas, semiótica e efeitos tecno-sociais.

3- História, teorias e técnicas da montagem audiovisual.

4- Finalização e correção de cor no audiovisual.

5- Teorias do audiovisual e suas aplicações práticas na direção de imagens para telas diversas.

6- Tecno-estéticas na produção audiovisual: captação, arquivos e marcações em estúdio televisivo.

7- Tecno-estéticas na pós-produção audiovisual: hardwares, softwares, fluxos de trabalho.

8- Direção de estúdio de televisão: processos e estéticas.

9- Rotinas, arranjos produtivos e possibilidades criativas na interação switcher-estúdio em produções gravadas e ao vivo.

10-Teorias da imagem aplicadas à produção de sentidos na direção em estúdio audiovisual.

O resultado final, bem como os locais de provas serão divulgados no site do CCTA. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail decomufpb@gmail.com ou pelo (83) 3216-7144.

 

Reportagem: Débora Freire com Decom/CCTA