Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Universidade sueca renova intercâmbio acadêmico com estudantes de Música do CCTA para 2023
conteúdo

Notícias

Universidade sueca renova intercâmbio acadêmico com estudantes de Música do CCTA para 2023

Programa também oferece oportunidades para docentes
publicado: 04/07/2022 11h45, última modificação: 06/07/2022 11h56

A Universidade de Örebro (Suécia) dará continuidade ao financiamento do Programa Linnaeus-Palme de intercâmbio acadêmico com a área de Música do CCTA para o ano de 2023.

O projeto que teve início no ano de 2019, mas foi suspenso nos últimos dois anos em decorrência da pandemia, será retomado em agosto de 2022 com o intercâmbio de quatro discentes de cada universidade (UFPB-ÖrU). Os alunos contemplados pelo programa cursam um semestre inteiro na instituição parceira.

Além das ações voltadas para o público discente, o programa também oferece intercâmbios de 3 a 6 semanas para docentes. No segundo semestre de 2022, a UFPB enviará três docentes da instituição e receberá três docentes suecos, simultaneamente.

O intercâmbio tem a coordenação geral dos professores Lena Johnson e Jan Sparby, ambos da Universidade de Örebro e na UFPB, é coordenado pelo professor Felipe Avellar de Aquino, que é docente do PPGM e do Departamento de Música no CCTA.

Conduzido pelo PPGM, o projeto beneficia não apenas alunos da pós-graduação, como também das graduações em Música e Educação Musical, contando com o apoio da direção do CCTA, da Agência UFPB de Cooperação Internacional e da Reitoria da UFPB.

A Embaixada do Brasil em Estocolmo também tem se mostrado uma parceira deste projeto. Com o suporte dado aos alunos suecos (na questão dos vistos), além dos brasileiros que ali estarão”, ressalta o coordenador Felipe Avellar.

Os alunos da UFPB viajarão para a Suécia no dia 18 de agosto e os alunos suecos chegarão no dia 12, para o início do semestre que começa a partir do dia 16.

O programa de intercâmbio com a Universidade de Örebro é parte das ações de internacionalização da área de música da UFPB, que inclui também iniciativas como o Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB e parcerias com outras universidades.

 

Redação: Afra de Medeiros