Você está aqui: Página Inicial > Contents > Pós-graduação > Mestrado em Artes de Espetátaculo

Mestrado em Artes de Espetátaculo

por danielrocha publicado 30/06/2016 11h03, última modificação 04/07/2016 08h39

Mestrado em Artes de Espetáculo

Apresentação

O programa de pós-graduação strictu senso proposto em 2010 pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba para aprovação da CAPES (em julgamento) intitula-se Mestrado em Artes do Espetáculo. Este programa situa-se no campus de João Pessoa e pretende atender não apenas ao estado da Paraíba, e os estados circunvizinhos, como também todo o país visto que abre interfaces dialógicas sob o foco do espetáculo. No entendimento dos membros do programa, o espetáculo abrange todas as formas de artes de representação e ainda as artes de apresentação que envolvam aspectos dramáticos como a dança, os folguedos folclóricos, as manifestações populares e que possuem algum caráter público, com a participação ou não dos espectadores. Entende-se espetáculo aqui como toda e qualquer exibição estética de uma dada realidade, ampliando portanto a definição de Barthes (1975) apontada por Pavis (1999): “ …é a categoria universal sob as espécies pela qual o mundo é visto.”  Para isso, conta com um corpo docente de formação eclética e transdisciplinar, com uma base de sustentação na área de teatro que se relaciona com a música, a dança, a literatura e a história.  Os professores destas áreas também têm seus projetos de pesquisa atrelados com as tecnologias e mídias disponíveis para o estudo das artes espetaculares de forma a não apenas promover esta interlocução como também vislumbrar novas ferramentas de estudo, exposição e apresentação de formas artísticas lançando mão destas tecnologias disponíveis. Com isso, podemos atender  candidatos interessados em estudar desde as manifestações populares características das regiões  Nordeste e Norte do país, até aqueles interessados em estudar aspectos específicos do espetáculo, seja ele um fenômeno nacional ou internacional, e suas relações com o teatro, a dança, a música,  a literatura e a história.

O programa possui duas linhas de pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Espetáculo que focam os estudos do espetáculo sob dois prismas principais, a saber, a prática e a teoria, mas não de forma estanque, mas transdisciplinarmente e em complementaridade.

Coordenador (a): Profa. Dra. Adriana Fernandes
Vice-coordenador (a):