Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sobre a Editora - Como publicar?
conteúdo

Notícias

Sobre a Editora - Como publicar?

Este Projeto tem o objetivo de reunir em um único local virtual a produção científica e acadêmica da universidade, contribuindo para ampliar a visibilidade da instituição e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da investigação, com a finalidade de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso a produção científica e acadêmica da universidade, na área das Artes, das Ciências e das Humanidades.
publicado: 04/02/2019 15h29, última modificação: 27/02/2019 10h39

O Repositório institucional (R.I.) da UFPB está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. A adoção deste modelo de gestão para documentos eletrônicos possibilita uma maior visibilidade da instituição, contribuindo para sistematizar uma política de disseminação para a UFPB com a missão do acesso às comunidades interna e externa, nacional e internacional, ao conhecimento produzido no âmbito da UFPB, tendo em vista dar utilidade social aos novos conhecimentos.

O Projeto tem o objetivo de reunir em um único local virtual a produção científica e acadêmica da universidade, contribuindo para ampliar a visibilidade da instituição e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da investigação, com a finalidade de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso a produção científica e acadêmica da universidade, na área das Artes, das Ciências e das Humanidades.

O R.I. está organizado em torno de comunidades que correspondem às unidades da UFPB. Cada comunidade pode reunir os seus documentos em diferentes coleções (tipos de documentos ou infromação). O número de documentos por coleção é limitado. As coleções contemplam os seguintes tipos de documentos: Anais de eventos científicos - Artigos em revistas - Capítulos de livros - Livros - Working papers - Partituras - Relatórios - Documentos preprint - Resenhas - Obras artísitcas - Palestras - Patentes e Outros. Os documentos devem ser produzidos (autor ou coautor) por membros da UFPB com resultado das atvidades de pesquisa e desenvolvimento ou ensino, sem caráter efêmero - em formato digital - preparado para publicação. O autor deve estar disposto a conceder a UFPB o direito não exclusivo de preservar e dar acesso ao seu trabalho por meio do RI UFPB.

Realizar depósito e descrição do documento com decisões realtivas às definições de comunidades e coleções junto ao grupo gestor, os informando as alterações organizacionais que possam afetar o processo de depósito, respeitando as políticas definidas, a divulgação e o cumprimento, obtendo licença/direitos relativos a documento cujo detentor dos direitos de autor não seja a UFPB ou o autor. Os direitos da comunidade é decidir em comum acordo com as orientações gerais do RI UFPB, a política relativa aos conteúdos/documentos depositados e a quem pode fazê-lo, aprovando a criação ou eliminação de subcomunidades.

O grupo gestor retém e mantém os conteúdos depositados no RI UFPB, preservando os conteúdos de acordo com as técncias e normas relativas à preservação digital, informando as comunidades acerca de alterações significativas nos conteúdos, por exemplo migração de formatos, a não procedência à manutenção obriga-se a devolver as coleções às comunidades existentes e arquivar as coleções de comunidades extintas.