Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Compositores do COMPOMUS terão obras executadas pela OSUFPB

Compositores do COMPOMUS terão obras executadas pela OSUFPB

Concerto contemplará seis compositores do Laboratório de Composição Musical da UFPB
publicado: 29/03/2023 17h11, última modificação: 29/03/2023 17h12

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB apresenta, nesta sexta-feira,  mais um concerto com obras compostas pelos compositores do Laboratório de Composição Musical da UFPB - COMPOMUS. Ao todo, seis compositores serão contemplados, mostrando a diversidade criativa do fazer musical no ensino e pesquisa da música na UFPB. O evento acontece, como de costume, na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da instituição. Começa pontualmente às 20:00h, com entrada gratuita garantida por ordem de chegada.

A recomendação é que o público chegue pelo menos meia hora antes do início do concerto, não só para garantir um bom lugar na plateia, mas também para não perder o evento, visto que os concertos da OSUFPB têm lotado a Sala Radegundis Feitosa, que possui apenas trezentos lugares. A direção do evento deixa claro que, uma vez lotada, a entrada será fechada, impedindo a entrada dos que chegarem depois.

O CONCERTO

Mais uma vez, a Orquestra Sinfônica da UFPB cumpre o papel de contemplar obras dos compositores do COMPOMUS, o Laboratório de Composição Musical da UFPB, que é ligado ao ensino de música da instituição, nos âmbitos da graduação e pós-graduação. Este laboratório

No repertório, obras dos compositores Arimatéia de Melo, Káled Fernandes, Gonzo Bass, Rodrigo Bittencourt, Walter Yanko e Ticiano Rocha.  O concerto será regido pelo compositor Marcílio Onofre e contará também com a regência de José Renato Almeida como maestro convidado na peça “Marcha dos Imperfeitos”, do compositor Walter Yanko. Haverá ainda a participação do violista Ulisses Silva e do eufonista Rafhael do Eufônio, ambos como solistas.

Ao assistir a este concerto, é possível ter contato com uma grande diversidade de expressões que são fruto de pesquisa dos membros do COMPOMUS, com flagrante diálogo com a modernidade.

O COMPOMUS

O Laboratório de Composição Musical da UFPB é sediado no Departamento de Música, subordinado ao Centro de Comunicação, turismo e Artes  da UFPB, e tem a finalidade de promover a pesquisa, o fomento à criação musical e a formação de acervo de obras de compositores paraibanos, além de cumprir outros intentos que servem aos movimentos estéticos da contemporaneidade. O COMPOMUS busca também o intercâmbio com outros centros de pesquisa em música do País e do exterior, com o envolvimento de profissionais e estudantes da música e de outras áreas afins.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.