Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 29/05/2018 13h40, última modificação 17/10/2022 17h36

O Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi inaugurado em 2012 e teve sua criação oficializada em 2013, por meio da Portaria Interna Nº 001/CCTA/DC, publicada no dia 31 de janeiro de 2013.

Desde então, o LAMUSI estabeleceu-se como um dos principais centros de fomento cultural da cidade de João Pessoa, oferecendo à comunidade acadêmica e à população em geral uma intensa programação resultante, sobretudo, da produção dos Departamentos de Música e de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, a partir de formações instrumentais diversas, do erudito ao popular. Sua estrutura conta com a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, sede que abriga a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), um dos mais importantes equipamentos culturais da cena cultural brasileira, considerando o seu nível de excelência e o seu papel pedagógico na formação de plateia para a expressão musical sinfônica.

Por se tratar de um equipamento cultural sediado em uma academia, possui também, como característica, atividades voltadas para atender às demandas oriundas da área de música no que se refere às vertentes ensino, pesquisa e extensão.

Toda e qualquer atividade realizada na Sala de Concertos Radegundis Feitosa deverá estar em consonância com os propósitos pedagógicos e artísticos do LAMUSI, que são:

1. contribuir para a prática e formação orquestral e camerística dos alunos dos cursos de extensão, seqüenciais, de graduação e de pós-graduação ligados aos Departamentos de Música e de Educação Musical da UFPB, impulsionando e estimulando o aperfeiçoamento técnico, bem como preservando os valores culturais;

2. formar e educar plateia, por meio de concertos e desenvolvimento de projetos (artísticos e didáticos) para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral;

3. realizar programas e projetos – incluindo gravações – para desenvolver e divulgar a música sinfônica e camerística, tanto tradicional quanto contemporânea, tanto erudita quanto popular, especialmente a brasileira e a latino-americana, envolvendo a área de instrumento, além das áreas de canto, regência, composição, educação musical e musicologia;

4. promover cursos, festivais, concursos, intercâmbios com outros órgãos afins, nacionais e estrangeiros, especificamente na área de música;

5. fomentar a produção artística dos docentes, discentes e técnicos administrativos que fazem parte da comunidade musical da UFPB.