Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto da OSUFPB terá como solista o vencedor do I CONCURSO JOVENS SOLISTAS RADEGUNDIS FEITOSA

publicado: 09/05/2023 10h11, última modificação: 09/05/2023 19h06

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB faz concerto nesta sexta-feira abrindo espaço para o vencedor do I CONCURSO JOVENS SOLISTAS RADEGUNDIS FEITOSA, realizado no ano passado. O saxofonista Jonathas Silveira consagrará sua vitória no concurso,  tocando junto à Orquestra uma obra do compositor russo Aleksandr Glazunov. O repertório, entretanto, se estende para além desta participação alusiva ao Concurso de Jovens Solistas, incluindo ainda obras dos compositores John Ruter e Ludvig Van Beethoven. O concerto será na Sala Radegundis Feitosa e começa às 20h00, com entrada gratuita, obedecendo ao critério de ordem de chegada.

Garanta sua vaga

A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois os concertos da OSUFPB sempre são precedidos de comentários sobre as obras apresentadas. Ademais, “é bom garantir seu lugar na Sala, pois os eventos da nossa Orquestra Sinfônica sempre lotam o espaço e não é permitido, por questão de segurança, que ninguém na plateia fique em pé”, afirma Eduardo Lima, coordenador do Laboratório de Música Aplicada.

O repertório do concerto e o Concurso Jovens Solistas

Jonathas Silveira é o solista da noite, atuando como vencedor do I Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa, que é uma realização do LAMUSI - Laboratório de Música Aplicada da UFPB, que administra a Orquestra Sinfônica da UFPB e a Sala que homenageia aquele que também dá nome ao concurso. A apresentação do vencedor do certame com a OSUFPB é prevista em edital.

O intuito deste concurso é incentivar a nova geração de instrumentistas e cantores estudantes dos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba no desenvolvimento das suas carreiras e estimular a prática da performance musical. Jonathas Silveira, que é saxofonista, foi o vencedor desta primeira edição do Concurso e executará neste concerto, junto à OSUFPB,  o Concerto para Saxofone e Orquestra - Opus 109, do compositor russo Aleksandr Konstantinovitch Glazunov (1865 - 1936).

O repertório, porém, explora outras sonoridades para além do saxofone de Jonathas Silveira, pois o concerto inicia-se com a Suite para Cordas do compositor inglês John Rutter (1945) e a Grande Fuga - Opus 133, do compositor alemão Ludvig Van Beethoven (1770 - 1827). Todas as obras apresentadas trazem características marcantes que serão explanadas antes do início do concerto pelo maestro convidado Nilson Galvão. Convém, então, chegar mais cedo para ter acesso presencial a essas informações que ajudarão a entender melhor o concerto.

O Solista

Vencedor do 1º Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa (2019) e finalista no Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot 2021, Jônatas Silveira, natural de Joinville – SC,  iniciou seus estudos musicais na igreja, aos 12 anos de idade (2012). Em 2015, ingressou no curso de saxofone clássico na Escola de Música Villa-Lobos, estudando com o professor Éverton Backes. Ainda em Joinville, participou de diversos grupos musicais, tais como Joinville Jazz Big Band (2016-2019) e Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (2016-2019)

Em 2019, Jônatas ingressou no curso de bacharelado em música, com habilitação no saxofone, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob orientação do professor Dilson Florêncio, participando também da Banda Sinfônica José Siqueira (2019-2022) e da Rubacão Jazz (2019).

Como parte de sua formação artística, participou do Festival de Música de Santa Catarina (2017, 2018), do Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas – RS (2019) e do 1º Encontro Paraibano de Saxofonistas como artista recitalista (2019).

Tem se apresentado também como solista de várias bandas de música e orquestras, como a Orquestra Jovem da Sociedade Cultural Artística SCAR (2021) em Jaraguá do Sul (SC) e a Orquestra Espetáculos de Joinville (2021).

Atualmente, Jônatas é concluinte do bacharelado em música pela UFPB e é monitor da disciplina de Prática de Conjunto de Música Contemporânea, além de lecionar aulas particulares de saxofone, teoria musical e harmonia.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.