Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto de carnaval abre a temporada de 2024 da OSUFPB

Concerto de carnaval abre a temporada de 2024 da OSUFPB

Evento acontece em parceria com a Orquestra Jovem da UFPB e conta com convidados especiais
publicado: 21/02/2024 11h14, última modificação: 21/02/2024 11h20

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB - Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba abre sua temporada de 2024 com grande concerto de carnaval, preservando a tradição de celebrar nossas festividades populares. O evento, que sugere uma formação orquestral ampliada, conta com a parceria da Orquestra Jovem da UFPB e ainda com a participação especial dos cantores e compositores paraibanos Fuba e Kennedy Costa, além da cantora, também paraibana, Naíma Vilor.

O concerto será realizado em duas sessões, às 19h30 e às 21h00, na Sala Radegundis Feitosa. A entrada é franca e por ordem de chegada.

Em seu concerto de estreia para a temporada, a OSUFPB, ainda sob a inércia dos festejos de Momo, mantém sua tradição de celebrar a maior festa do país. Para isso, juntou-se à Orquestra Jovem da UFPB para fazer grande concerto de carnaval, o que resultou num grupo ampliado de mais de sessenta músicos, que executarão um repertório de frevos e outros ritmos que representam o nosso carnaval, além de homenagear blocos carnavalescos de nossa capital.

Garanta sua vaga

Para dar maior chance ao público de comparecer a este concerto, ele será realizado em duas sessões, marcadas pras 19h30 e 21h00. O critério de acesso será por ordem de chegada. Sendo assim, é recomendável que se chegue com antecedência para garantir a vaga, pois, para garantir conforto e, sobretudo, segurança, não será permitido o acesso será depois da Sala atingir a sua lotação, que é de trezentas pessoas.

Imediatamente ao ser atingida a lotação da primeira sessão, já serão distribuídas trezentas fichas que garantirão a entrada para a segunda edição do concerto, marcada pontualmente para as 21h00.

Participações especiais

No afã de se relacionar com a cena cultural paraibana, a OSUFPB convidou os compositores dos Hinos dos blocos do Cafuçu e das Muriçocas do Miramar para cantarem as suas composições. Trata-se dos blocos mais populares da prévia carnavalesca de João Pessoa. Com isso, o público sentirá a força desses hinos cantados por quem arrasta multidões nas ruas da capital. Assim sendo, o cantor e compositor Kennedy Costa, que assina o Hino do Cafuçu com o ator e diretor Paulo Vieira, e Fuba, autor do hino das Muriçocas, emprestarão sua voz ao concerto, além da cantora paraibana Naíma Vilor, cuja voz, já é consagrada, se faz presente nas melhores festas carnavalescas de João Pessoa.

Repertório

Para além dos populares hinos de blocos pessoenses, o público poderá se deleitar com frevos de Lourival Oliveira, Sivuca e Chico Cesar, com arranjos de Emanoel Barros, Marcelo Vilor, Maestro Chiquito, Spok e Teinha, que também fará a regência do concerto.

Participação do público

O concerto também terá um momento muito especial em que o público será convidado para cantar, em forma de Karaokê, alguns sucessos do carnaval de Salvador, com arranjos especialmente criados por Tom Drummond, que é compositor, arranjador e violoncelista da Orquestra.

Orquestra Sinfônica Jovem da Universidade Federal da Paraíba

A Orquestra Sinfônica Jovem da Universidade Federal da Paraíba foi criada em 1979, pela a profa. Norma Romano (in memoriam), ficando sob sua coordenação e regência, de 1979 a 1997. Posteriormente foi coordenada pelo prof. Guilhermo Campos até meados de 1999, passando em seguida, para a profa. Luceni Caetano da Silva que a coordenou durante 16 anos, junto com o professor e regente Geraldo Dias da Rocha Júnior (in memoriam), entre os anos de 1999 a 2015.

A Orquestra desenvolveu vários trabalhos artísticos, viagens e apresentações locais, nacionais e internacionais. Nesse trajeto ganhou vários nomes: Orquestra Infantil, Orquestra Infanto-Juvenil, Orquestra Juvenil e Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB. Destaca-se por cumprir a função de laboratório para os alunos do curso de música da UFPB, fomentando diversas disciplinas, dentre elas: prática de orquestra, regência orquestral, composição, música de câmara, e permitindo que alguns alunos tenham sua primeira experiência de prática de orquestra de forma pedagógica.

Em meados de 2017, o seu regente Geraldo Rocha a reativou a pedido dos alunos, com a nomenclatura de Orquestra Filarmônica Jovem, de 2017 a 2019.

Em 2022 foi reativada pelo Bacharel em regência (UFPB) Erenilson Ferreira Santos, com o objetivo de realizar o seu recital final de conclusão de curso em regência.

Em 2023, voltou a ser cadastrada como um projeto de extensão do Departamento de Música e oficializada como grupo permanente do Laboratório de Música Aplicada - LAMUSI, sob a coordenação dos professores José de Arimatéia Formiga Veríssimo (Teinha) – regente e diretor artístico, Ticiano Rocha, Luceni Caetano da Silva, André Rodrigues e Erenilson Ferreira Santos - regente residente da Orquestra Jovem.

Atualmente a orquestra recebe alunos dos cursos de extensão, graduação, pós-graduação e músicos convidados, prestando relevantes serviços culturais e artísticos à comunidade interna da UFPB e sociedade em geral.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.