Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em turnê pelo Nordeste, a Orquestra Filarmônica da UFRN faz, nesta quarta, concerto na Sala Radegundis Feitosa

publicado: 16/10/2023 08h47, última modificação: 16/10/2023 11h25

Nesta quarta, 18 de outubro, a Orquestra Filarmônica da UFRN faz apresentação na Sala Radegundis Feitosa. O concerto acontece às 20h00 e a entrada é gratuita, obedecendo o critério da ordem de chegada para ocupar os lugares da Sala.

Trata-se de um momento em que a orquestra de uma universidade pública visita o local onde uma outra orquestra com o mesmo vínculo institucional se manifesta regularmente, configurando um rito de afirmação na difusão do universo orquestral em espaços da educação superior, mas que se estende para toda a comunidade.

Filarmônica em turnê

Desde o dia 14 de outubro, a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem enfrentando um desafio já vivido outras vezes, transcendendo as fronteiras de seu estado com a “Excursão Filarmônica UFRN – Turnê pelo Nordeste”. Um doce desafio que se estenderá até 19 de outubro. A largada se deu no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN, apresentando o mesmo programa que será realizado durante a turnê. Este evento é aberto ao público e não requer retirada de ingressos.

A excursão se estende pelas cidades de em Aracaju/SE, no dia 15 de outubro, no Teatro Tobias Barreto; em Recife/PE, no dia 17 de outubro, no Teatro de Santa Izabel, e em João Pessoa/PB, na Sala de Concerto Radegundis Feitosa, no dia 18 de outubro.

Repertório e masterclasses

O repertório dos concertos incluirá a Abertura Folclórica de Mário Tavares, “O Tear das Estórias da Terra do Sol” de Caio Facó (obra encomendada pela Filarmônica da UFRN e pelo maestro André Muniz e estreada na prestigiosa Sala São Paulo durante o Festival de Campos do Jordão em 2022), o Concerto Negro para Trompete e Orquestra (estreia mundial) de Gilson Santos e a Sinfonia N.8 em Sol Maior de Antonín Dvořák.

Além dos concertos, a programação da viagem incluirá masterclasses, oferecendo uma oportunidade única de intercâmbio entre alunos e profissionais da música. A Filarmônica conta com o apoio da UFRN, da Escola de Música da UFRN, da PROEX/UFRN e do patrocínio da CAURN – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte.

O solista

A turnê inteira terá como solista o trompetista Flávio Gabriel, um dos mais destacados trompetistas de sua geração, ganhador do 2º prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010. O prêmio, inédito na história do trompete no Brasil, é considerado um dos mais difíceis no mundo. Nos últimos anos, como solista, tem se dedicado à estreia de obras de compositores nacionais compostas especialmente para ele, além de estreias nacionais de compositores estrangeiros.

O Regente

A regência dos concertos da turnê estará a cargo de André Muniz, diretor artístico e regente da Filarmônica da UFRN. Doutor em Música pela Universidade de Montreal/Canadá na área de Regência Orquestral sob a orientação de Jean François Rivest, Muniz também estudou regência coral no Conservatório de Genebra sob a orientação de Michel Corboz. Como regente da Filarmônica, recebeu o Prêmio de Melhor Concerto na temporada 2019-2020 na XVI Edição do Troféu Cultura Potiguar e foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Natalense em 2021 em reconhecimento ao conjunto de suas atividades educacionais e artísticas.

Conheça a Filarmônica UFRN

Com 12 anos de existência, a Filarmônica da UFRN é composta exclusivamente por alunos dos cursos técnico-profissionalizantes, de graduação e de mestrado em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A cada ano, a orquestra se consolida como um dos principais grupos orquestrais do Nordeste e o mais ativo no estado. Ela tem se destacado como um laboratório orquestral para o desenvolvimento de músicos com projeção tanto no mercado nacional quanto no internacional. A sólida formação começa desde o processo seletivo, no qual os alunos passam por testes similares aos realizados por orquestras de renome internacional, com todas as etapas realizadas de forma anônima.