Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo de Metais Nordeste lança seu primeiro CD nesta sexta

Grupo de Metais Nordeste lança seu primeiro CD nesta sexta

publicado: 16/05/2023 19h28, última modificação: 19/05/2023 09h29

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

O Grupo de Metais Nordeste lança, nesta sexta-feira, 19 de maio, o CD Antologia Brasileira: Música para Grupo de Metais. O evento acontece às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, com entrada franqueada ao público em geral.

Esse CD é fruto de um projeto financiado pela Lei Aldir Blanc, através da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A coordenação é de Glaucio Xavier, professor de trompete da UFPB, e a regência do maestro Carlos Anísio.

No repertório, obras de Duda, Osvaldo Lacerda, Dimas Sedícias, Gilberto Gagliardi e Fernando Morais.

O GRUPO DE METAIS NORDESTE

O atual Grupo de Metais Nordeste, de fato, inspirou-se num Grupo menor de mesmo nome, criado em 1981 por cinco alunos do Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba, que necessitavam, à época, fazer música de câmara.

Em 2010, com o intuito de oportunizar a prática de música de câmara para os estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPB, nasceu, como laboratório de prática interpretativa, o Grupo de Metais Campanas do Sol, coordenado pelo então professor Gláucio Xavier da Fonseca. Em 2013, o grupo passou a se chamar "Grupo de Metais Nordeste”, assumindo o nome que deu origem à ideia que movimenta a cena em torno dos instrumentistas de metais a partir do ensino de música na UFPB. O Grupo, formado por trompetes, trompas, trombones, tubas, percussão e regência, vem preencher uma lacuna existente na área da música de concerto para Metais na Paraíba.

Em suas atividades, o grupo tem procurado envolver a interação entre ensino, pesquisa e extensão, que é o tripé básico da UFPB. A atividade de ensino, envolve a participação conjunta de alunos e professores no estudo da performance com seus instrumentos. No tocante à pesquisa, busca-se a valorização do repertório brasileiro e a motivação para os compositores criarem novas obras, sobretudo para a formação instrumental proposta pelo grupo. No campo da extensão, as apresentações contribuem com a formação de plateia para a sociedade e, mais especificamente, para a comunidade universitária.

A partir de 2017 é que o Grupo de Metais Nordeste passou a ser registrado na plataforma de extensão da UFPB, contando agora com bolsistas financiados pelos editais de extensão, o que veio possibilitar a realização de ensaios,  apresentação de concertos, assim como a gravação, em seu primeiro CD, de obras editadas.