Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lamusi anuncia vencedor do II Concurso José Siqueira para Compositores

Lamusi anuncia vencedor do II Concurso José Siqueira para Compositores

publicado: 29/05/2023 11h39, última modificação: 29/05/2023 12h19

O II Concurso José Siqueira para Compositores teve o seu resultado anunciado nesta última sexta-feira, 26 de maio, antes do início do concerto da Osufpb em homenagem a Miles Davis. O ganhador foi o jovem músico Uaná Barreto, ex-aluno de graduação e pós-graduação do Departamento de Música da UFPB.

A obra do compositor, intitulada Divertimento para Clarinete e Orquestra de Cordas, tem sua estreia garantida num dos concertos da Osufpb na temporada de 2024 e terá como solista o clarinetista da própria Orquestra, Eduardo Lima.

O II Concurso José Siqueira para Compositores é uma iniciativa do Lamusi - Laboratório de Música Aplicada, vinculado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. O Concurso recebeu cinco inscrições, que seguiram as regras do edital, cuja finalidade principal é contemplar compositores paraibanos ou radicados no estado há pelo menos cinco anos, estimulando seu fazer criativo para a formação orquestral composta pela Osufpb, ou seja, cordas.

A comissão julgadora foi formada pelos professores doutores Eli-Eri Moura, Orlando Alves e Ticiano Rocha, além de Rodrigo Eloy, que é spalla da Osufpb e o clarinetista da Orquestra Eduardo Lima, que também é diretor do Lamusi. Os inscritos procederam sua inscrição fazendo uso de pseudônimos, o que garantiu a imparcialidade no julgamento das obras. O nome real só foi revelado para a própria comissão depois de lavrada a ata da reunião em que aconteceu a escolha do ganhador do Concurso.

Ao receber o prêmio, Uaná Barreto agradeceu à iniciativa do Lamusi de proporcionar aos compositores paraibanos a oportunidade de compor obras para a formação de cordas, então representada pela Orquestra Sinfônica da UFPB.