Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB apresenta "Réquiem para Um Trombone", de Eli-Eri Moura

OSUFPB apresenta "Réquiem para Um Trombone", de Eli-Eri Moura

Concerto celebra os 60 anos do compositor paraibano, que compôs esta obra em homenagem à memória de Radegundis Feitosa
publicado: 05/07/2023 17h57, última modificação: 06/07/2023 09h33

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

Nesta sexta-feira, 07 de julho, às 20h00, a OSUFPB apresenta o Réquiem Para Um Trombone, do compositor paraibano Eli-Eri Moura. O concerto acontece, como de costume, na Sala que ganhou o nome do homenageado nesta obra, o saudoso trombonista paraibano Radegundis Feitosa. A entrada é franca e garantida por ordem de chegada.

Garanta a sua entrada

A direção da OSUFPB recomenda que os interessados cheguem o mais cedo possível para garantir sua vaga na Sala Redegundis Feitosa, uma vez que sua capacidade é limitada a trezentos lugares. Esclarece também que, por motivo de segurança, depois de  todos os assentos serem ocupados, a porta de entrada será fechada. Ou seja, não é permitido que o público fique em pé ou acomodado em degraus da plateia.

Sobre o concerto

O concerto terá a participação especial do trombonista Jean Márcio Souza, da soprano Karla Souza, da pianista Regiane Yamaguchi e do Coro de Câmara de Campina Grande. A regência fica sob a batuta do maestro Vladimir Silva, que também é professor da Universidade Federal de Campina Grande e coordenador do FIMUS - Festival Internacional de Música de Campina Grande, cuja abertura de sua décima quarta edição acontecerá na próxima semana, dia 14, com este mesmo concerto apresentado pela OSUFPB, em Campina Grande.

Trata-se de um grande momento conceitual da música produzida por artistas paraibanos, unindo as duas universidades federais de nosso estado e, ao mesmo tempo, as principais cidades do litoral e da Serra da Borborema. Enfim, um momento de afirmação da grandeza de nossa cena cultural.

A OSUFPB mais uma vez junta artistas de grande envergadura, como Eli-Eri Moura e os solistas convidados, homenageando ainda Radegundis Feitosa, um dos mais importantes músicos da história da Paraíba, que faleceu em 01 de julho de 2010 em acidente trágico, deixando um legado estético e político-cultural que continua repercutindo na formação de músicos de nosso estado e nosso país.

O concerto celebra ainda os dez anos da OSUFPB  e os sessenta anos do compositor cuja obra será apresentada nessa noite. Além de grande beleza estética, o concerto é também um rito de afetividade e celebração, o que é comum acontecer com essa Orquestra que nasceu para honrar a boa música e seus melhores propósitos.

O repertório

Além do Réquiem Para Um Trombone, será apresentada também a Suíte do Cavaleiro da Triste Figura. Ambas as obras são de autoria do compositor paraibano Eli-Eri Moura, que este ano completou sessenta anos de idade e que tem uma carreira de grande importância para a cena brasileira e internacional no universo composicional. Além de ser autor de uma vastíssima obra reconhecida no Brasil e no exterior, Eli-Eri Moura é  professor do Departamento de Música da UFPB, onde foi fundador do ensino de composição e também criador do COMPOMUS - Laboratório de Composição Musical da UFPB.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.