Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB celebra os dez anos de sua fundação reeditando concerto de estreia

OSUFPB celebra os dez anos de sua fundação reeditando concerto de estreia

Repertório e grandes participações afagam a memória, ao mesmo tempo em que comemora dez anos de uma história de conquistas
publicado: 12/09/2023 17h42, última modificação: 14/09/2023 11h04

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

No ano comemorativo dos seus dez anos fundação, a OSUFPB resolve reeditar o concerto que marcou sua estreia, colocando no palco da Sala Radegundis Feitosa, espaço que sedia suas apresentações, alguns dos músicos que estiveram presentes naquele momento em que a Orquestra Sinfônica da UFPB entrava definitivamente para o cenário orquestral da Paraíba. O concerto acontece nesta sexta, 15 de setembro, começando pontualmente às 20h00, com entrada gratuita por ordem de chegada.

Garanta sua vaga

A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois é comum haver um comentário sobre as obras apresentadas quinze minutos antes do concerto. Desta vez o coordenador do próprio Lamusi e também músico da OSUFPB, Eduardo Lima, é quem fará esta fala de abertura.

Mas também é conveniente esclarecer que, uma vez alcançada a lotação da sala, que é de trezentas pessoas, não será permitida a entrada de mais ninguém por questão de segurança. Depois da sala cheia, com todos devidamente acomodados, a porta será fechada, só permitindo a entrada caso alguém saia antes do final do concerto.

Um concerto que celebra uma história de conquistas

Foi precisamente no dia 06 de abril de 2013 que a OSUFPB vivia o seu momento inaugural na sala de concertos que a abriga e que, também recém-inaugurada, ganhava o nome de  Radegundis Feitosa,  falecido em julho de 2010,  que foi um dos maiores incentivadores para sua fundação. Naquele momento, nascia um grupo orquestral de excelência que colocava a Universidade Federal da paraíba no calendário de concertos da cidade de João Pessoa, formando plateia qualificada a partir de sua ampla e diversificada programação, capaz de contemplar o popular, o erudito, o experimental, além de se relacionar com a cena cultural da própria Paraíba.

Dez anos depois, a OSUFPB resolve reeditar aquele momento emblemático, trazendo para seu público o mesmo repertório e alguns dos músicos que estiveram tocando naquele dia histórico. Carlos Gomes, o Maestro Duda e Johannes Brahms poderão ser mais uma vez contemplados nesta sexta com uma orquestra ampliada, contando com a participação de alunos e professores do Departamento de Música da instituição. Entre os músicos, o trombonista Sandoval Moreno volta à cena que viveu há dez anos como solista. O outro solista é o jovem trompetista paraibano Záccaro Feitosa. A regência é do maestro Gustavo de Paco, o mesmo que foi criteriosamente convidado para a estreia.

Além das participações históricas, o público se deleitará com a “Abertura Fosca”, do compositor Carlos gomes, da “Suíte Monete”, do Maestro Duda, e da “Sinfonia Nº 1, em Dó Menor, Op. 68”, do compositor alemão Johannes Brahms.

Este concerto, que aviva a memória do dia em que a UFPB materializou o sonho de Radegundis Feitosa e de tantos outros agentes culturais da instituição, também celebra a rica trajetória de uma orquestra que nasceu dentro de uma universidade e que vem, há dez anos, prestando um serviço de excelência para a população paraibana e brasileira.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.