Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB e COMPOMUS apresentam concerto em homenagem ao Maestro Tom K

OSUFPB e COMPOMUS apresentam concerto em homenagem ao Maestro Tom K

A regência ficará por conta de Marcílio Onofre, também membro do Laboratório de Composição
publicado: 21/11/2023 16h56, última modificação: 24/11/2023 10h43

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OSUFPB realiza concerto em homenagem ao grande músico, maestro, arranjador e compositor, Tom K, que nos deixou em outubro deste ano. O evento será nesta sexta-feira (24), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, pontualmente às 20 horas, com entrada gratuita por ordem de chegada.

Garanta sua vaga

A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência. Esclarece que, uma vez alcançada a lotação da sala, que é de trezentas pessoas, não será permitida a entrada de mais ninguém por questão de segurança.

O concerto

Para homenagear o Maestro Tom K, que  nos deixou em 02 de outubro passado, a OSUFPB, realiza este concerto com obras dos compositores do COMPOMUS - Laboratório de Composição Musical da UFPB, do qual o maestro também fazia parte.  No repertório, obras de Gonzo Bass, Jorge Ribbas, Wilson Guerreiro, Eli-Eli Moura, J. Orlando Alves, Káled Fernandes, Marcílio Onofre, Arimatéia de Melo e  do próprio Tom K.

O concerto terá ainda como solistas os saxofonistas Arimatéia Formiga, Jônathas Silveira e Guilherme Farias, além das cantoras Isadora França, Clara Dantas e Yasmin Teixeira.  O concerto culmina com a execução da obra  “Ó Vós que passais”, de Tom K, com a participação especial do Coral Gazzi de Sá, que por tantas vezes fez soar em suas vozes os inúmeros arranjos para coro composto pelo saudoso maestro.

O homenageado

Antônio Carlos Batista Pinto Coelho, conhecido profissional e afetivamente como Maestro Tom K, era natural de Recife/PE, mas chegou em João Pessoa em 1966, com apenas 13 anos, onde passou a estudar música e com ela fez história. Deixou imensa contribuição para a educação musical e para o cenário de canto coral do país. Ao longo da sua carreira, compôs mais de 150 arranjos de música popular brasileira e publicações para coro, tendo seu trabalho amplamente reconhecido. Além disso, foi regente, por mais de 15 anos, do Coro Sinfônico da Paraíba e um dos fundadores do Laboratório de Composição da UFPB, o COMPOMUS. Também foi professor do Departamento de Educação Musical da mesma universidade, onde era aposentado desde 2017.

O COMPOMUS

O Laboratório de Composição Musical da UFPB é sediado no Departamento de Música, subordinado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes  da UFPB. Tem a finalidade de promover a pesquisa, o fomento à criação musical e a formação de acervo de obras de compositores paraibanos, além de cumprir outros intentos que servem aos movimentos estéticos da contemporaneidade. O COMPOMUS busca também o intercâmbio com outros centros de pesquisa em música do País e do exterior, com o envolvimento de profissionais e estudantes da música e de outras áreas afins.

A OSUFPB

A Orquestra Sinfônica da UFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.