Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB e quinteto de jazz fazem tributo a Miles Davis

OSUFPB e quinteto de jazz fazem tributo a Miles Davis

publicado: 22/05/2023 18h02, última modificação: 24/05/2023 10h39

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB mais uma vez abre seus braços para acolher a música popular, agora homenageando um dos maiores ícones do jazz de todos os tempos, o trompetista Miles Davis, que, fosse ainda vivo, justo nesse dia faria 97 anos. O concerto, que contará com a participação especial de um quinteto de jazz, acontece nesta sexta, 26 de maio, às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e o acesso é garantido por ordem de chegada.

Garanta sua vaga

A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois os concertos da OSUFPB sempre são precedidos de comentários sobre as obras apresentadas. Ademais, “é bom garantir seu lugar na Sala, pois os eventos da nossa Orquestra Sinfônica sempre lotam o espaço e não é permitido, por questão de segurança, que ninguém na plateia fique em pé”, afirma Eduardo Lima, coordenador do Laboratório de Música Aplicada. Ao alcançar sua lotação, não será permitida a entrada de público, exceto se alguém sair definitivamente do evento.

Orquestra e quinteto de jazz juntos

O concerto, que foi pensado no intuito de homenagear o trompetista Miles Davis pela sua data de nascimento, tem no repertório músicas que marcaram a carreira do revolucionário músico, mas que ganharam arranjos caprichosamente assinados por Uaná Barreto, Igor Brasil e Uirá Garcia,  que são músicos e compositores da atual e competente cena musical paraibana, além de John Fidja Gomes, que é músico atuante na cena potiguar.

Além dos vinte e um músicos de cordas da OSUFPB, o concerto conta com um quinteto de jazz formado por Rodrigo Marques (sax tenor), Fernando Alves (trompete), Uaná Barreto (piano), Daniel Pina (baixo acústico) e Rodrigo Amaral (bateria). O som resultante dessa formação trará o melhor do jazz, ornamentado pelos naipes de cordas dessa Orquestra que está sempre abertas para acolher experiências que honram a boa música. Com certeza o público irá se deleitar com o resultado desse diálogo entre uma banda com uma formação clássica de jazz e as cordas,  que tanto caracteriza o erudito.

Miles Davis

Nascido em 26 de maio de 1926, o compositor e trompetista norte-americano Miles Davis é considerado um dos mais influentes e inovadores músicos da história do jazz.

A variação e a inventividade eram suas marcas, já demonstradas desde os primeiros anos de sua trajetória. Com sua postura experimental e inovadora, Miles Davis influenciou gerações de músicos.

Ele foi o elo vivo da música contemporânea com a primeira onda de jazzistas modernos. Como trompetista, tinha um som puro e claro, mas também uma incomum liberdade de articulação e altura. Ficou conhecido por ter um registro baixo e minimalista de tocar, mas também era capaz de conseguir alta complexidade técnica com seu instrumento.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.