Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB estreia, nesta sexta, 06 de março, a série de concertos de música de câmara

publicado: 04/03/2020 10h48, última modificação: 04/03/2020 10h48

A Orquestra Sinfônica da UFPB faz, nesta sexta-feira, 06 de março, seu primeiro concerto da série Música de Câmara. O evento acontece às 20:00 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades.

Para a temporada 2020, a OSUFPB tem programados trinta e cinco concertos, sendo 21 oficiais, sete concertos especiais e mais sete com a formação de orquestra de câmara. No amplo espectro das propostas escolhidas por edital publicado no ano passado para preencher esse calendário, são contempladas obras de compositores diversos da história da música universal, mas também outras obras estrategicamente preparadas para cumprir os fins de formação de plateia dessa Orquestra que é mantida pela UFPB. Entre os concertos especiais estão os didáticos, destinados a crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, com repertório especial e técnicas pedagógicas para envolver esses alunos e futuros consumidores da boa música. Também há concertos especiais para celebrar datas festivas como o dia das crianças e um grande concerto de carnaval, que foi realizado em fevereiro, no Theatro Santa Roza, com a participação especial da Banda Aquariana.

Para este primeiro dos sete concertos programados na série “Música de Câmara”, a OSUFPB coloca no palco parte de seus integrantes, todos de instrumentos de cordas, para executar as obras "Sexteto nº 2 em Sol Maior, op. 36”, de Johannes Brahms (1833-1897) e  “Octeto para cordas em Mi Bemol Maior, op. 20”, de Felix Mendelssohn (1809-1847).

A proposta de trabalhar música de câmara no calendário desta temporada foi pensada para sedimentar ainda mais os trabalhos do grupo sinfônico, promovendo maior integração de seus componentes e oportunizando ao público a sonoridade de obras originalmente produzidas para ambientes intimistas, o que, aliás, explora mais tecnicamente de cada músico, que passa a ser protagonista de seu próprio instrumento nesta formação.

Mas, apesar de apresentar esses concertos de música de câmera, que prescinde da presença de um maestro que conduza o grupo, a OSUFPB tem mais vinte e um concertos oficiais com a formação completa da Orquestra, sob a batuta do maestro Marcos Arakaki, que é atualmente o regente oficial desse grupo orquestral que honra os propósitos educacionais da UFPB, na qualidade de uma universidade pública, gratuita e de qualidade.