Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto com compositores paraibanos

OSUFPB faz concerto com compositores paraibanos

Evento acontece na Praça do Povo do Espaço Cultural
publicado: 08/11/2022 15h49, última modificação: 11/11/2022 09h09

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB realiza seu vigésimo concerto participando do I FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS promovido pelo CCTA - Centro de Comunicação Turismo e Artes da UFPB, momento em que apresentará obras dos compositores Tom Drummond, Daniel Pina e Adeildo Vieira, que compõem a cena independente da música produzida da Paraíba. O evento acontece excepcionalmente às 18h00, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego. O acesso é franqueado ao público em geral.

O concerto, que terá regência do maestro Carlos Anísio, reedita obras que já foram apresentadas em três eventos anteriores da OSUFPB. São canções conhecidas do público de Tom Drummond, Daniel Pina e Adeildo Vieira, artistas populares da cena paraibana independente que transitam no meio popular. Os três têm, entretanto, ligação direta com a Orquestra, uma vez que Tom e Pina são músicos do grupo orquestral, enquanto Adeildo Vieira faz parte da equipe de divulgação de seus concertos. As canções executadas, três de cada compositor, ganharam arranjos exclusivos para as cordas da OSUFPB e pela primeira vez soarão em espaço aberto, com possibilidades de um público amplo.

O I FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS do CCTA faz parte da programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que acontece de 9 a 12 deste mês, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho.

A OSUFPB

A orquestra sinfônica OSUFPB foi fundada em 2013 e é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da Instituição. A orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense.

Atualmente, ela conta com vinte e um músicos fixos, sendo dezenove cordas, um clarinete e uma trompa. Além disso, a orquestra, eventualmente, conta com a participação de professores e alunos do curso de Música da UFPB e também de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos majoritariamente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica localizada no Campus I da UFPB, a orquestra OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando também artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.