Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto natalino para encerramento da temporada
conteúdo

Notícias

OSUFPB faz concerto natalino para encerramento da temporada

No repertório, músicas sacras de Mozat, Vivaldi, Handel, Danilo Guanais e Eli-Eri Moura
publicado: 07/12/2023 15h55, última modificação: 07/12/2023 16h01

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB encerra sua temporada de 2023 com mais um concerto temático, desta vez executando apenas obras sacras, para exaltar o período natalino. O evento começa às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, com entrada gratuita para o público em geral. O acesso é garantido por ordem de chegada até a lotação da sala.

O concerto, cuja regência estará sob a batuta do maestro Vladimir Silva,  engloba obras do período Barroco à atualidade. Serão interpretadas apenas obras sacras, relacionadas ao período do Advento. A primeira parte é dedicada à música europeia, enquanto a segunda tem como foco a nossa música. 

No repertório, obras de compositores da história da música universal como Antonio Vivaldi (1678-1741), W. A. Mozart (1756-1791), G. F. Handel (1685-1759), mas também serão contemplados compositores contemporâneos da nossa cena cultural nordestina e brasileira, como o paulista radicado na cidade de Natal/RN Danilo Guanais, com sua obra “Cinco Quadros Natalinos” e o paraibano Eli-Eri Moura, que assina o arranjo da música “Cio da Terra”, de Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda e terá executada a sua obra “Salmo 50” pela OSUFPB.

A sonoridade do concerto será ampliada pelas vozes do Coro de Câmara de Campina Grande e também pela os solistas Raphaell Mota Alves, no violão e Jessé Andrade Oliveira, no órgão.

O REGENTE

Vladimir Silva é doutor em Música pela Louisiana State University com atuação no Brasil, Argentina, França, Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, Espanha, Colômbia e Estados Unidos. Tem peças publicadas pela FUNARTE e Gentry Publications/Hal Leonard. Regeu a world première da Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, no Carnegie Hall (EUA, 2017). Seus artigos estão publicado no Choral Journal, Per Musi, Musica Hodie, ICTUS, Opus e European Review of Academic Studies. Leciona nos cursos de graduação e pós-graduação (UFCG-UFPB), Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande, regente do Coro de Câmara de Campina Grande e presidente da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros - ABRACO. 

CORO DE CÂMARA DE CAMPINA GRANDE

Fundado em março de 2010, o  Coro de Câmara de Campina Grande, já se apresentou em vários estados brasileiros, Estados Unidos, França e Portugal. Ganhou prêmios nacionais da FUNARTE e do Banco do Nordeste e tem estreado obras de compositores(as) como Lorrany Andrade, Beetholven Cunha, Eli-Eri Moura e Danilo Guanais. Tem se apresentado em salas de concerto conjuntamente com orquestras, dentre as quais a Orquestra de Câmara da UFCG, OSUFPI, OSUFRN, OSUFBA e OSUFPB, sob a regência do seu maestro titular e de maestros(as) do Brasil e do exterior. 

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.