Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto dedicado à percussão
conteúdo

Notícias

OSUFPB faz concerto dedicado à percussão

Concerto terá o maestro Ricardo Bologna como convidado e o percussionista Carlos Santos como solista
publicado: 12/04/2023 11h42, última modificação: 13/04/2023 12h00

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB apresenta, nesta sexta, um concerto dedicado à percussão, que terá  o maestro Ricardo Bologna como convidado e, como solista, o percussionista Carlos dos Santos. O evento acontece na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da instituição. Começa pontualmente às 20:00h, com entrada gratuita garantida, por ordem de chegada.

Garanta sua vaga na sala

A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois os concertos da OSUFPB sempre são precedidos de comentários sobre as obras apresentadas no concerto. Ademais, “é bom garantir seu lugar na Sala, pois os eventos da nossa Orquestra Sinfônica sempre lotam o espaço e não é permitido que ninguém na plateia fique em pé”, afirma Eduardo Lima, coordenador do Laboratório de Música Aplicada. 

O repertório

Neste concerto prevalecem obras percussivas, compostas pelo percussionista e professor do Departamento de Música da UFPB Carlos Santos, além da obra vencedora do I Concurso José Siqueira para Jovens Compositores, promovido pelo Lamusi, em 2019, composta por Gonzo Bass, bacharelando em composição pela UFPB. No repertório também está o Concerto para cordas e Percussão, do compositor Camargo Guarnieri. O professor Carlos Santos atuará como solista e é o idealizador deste concerto, no qual prevalece a percussão.

A regência fica por conta do maestro Ricardo Bologna, que também é percussionista, além de professor da Universidade de São Paulo e também regente da Orquestra Sinfônica daquela instituição de ensino.

O regente

Ricardo Bologna é regente, percussionista e professor. Graduado na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Mestrado na “Haute École de Musique de Genève”,“Diploma de Artista” no “Conservatório de Roterdã” e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Timpanista na Orquestra Sinfônica de São Paulo – OSESP e professor de Percussão da Universidade de São Paulo – USP. 

Em 2002, fundou o Percorso Ensemble, um conjunto de música contemporânea que atua na música dos séculos XX e XXI. 

Como regente conduziu diversos grupos entre eles: Orquestra Conservatória de Genebra, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de São Bernardo do Campo, Orquestra Juvenil do Estado de São Paulo, Coro de Câmara de Curitiba, Orquestra de Câmara de Curitiba, Conjunto de Vento do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara de Amazônia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Aberta (conjunto de música contemporânea), Orquestra Sinfônica de Campinas e OSESP. Com a OSUSP - Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo - gravou três Cds.

O solista

Carlos dos Santos é compositor e percussionista, bacharel em percussão pela Escola de Comunicações e Artes da USP com orientação do Prof. Ricardo Bologna, mestrado e doutorado em música com orientação do Prof. Dr. Manuel Falleiros pelo instituto de artes da UNICAMP. Formou-se em percussão popular e erudita pela antiga Universidade Livre de Música (ULM) atual Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Foi academista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) tendo aulas com Elizabeth Del Grande e Ricardo Righini. 

Teve aulas de composição com Aylton Escobar e Eduardo Guimarães Álvares. Foi laureado em diversos concursos de composição dentre eles: Premio Funarte de Composição Clássica; Concurso Camargo Guarnieri edição 2013; IV Festival Tinta Fresca da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Concurso de Composição para Piano da Fundação Franz Liszt. 

Tem obras executadas por diversos grupos dentre eles: Percorso Ensemble (São Paulo-SP); Orquestra Sinfônica Brasileira(OSB); Orquestra Sinfônica de Porto Alegre(OSPA); Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP (PIAP; São Paulo-SP); McCormick Percussion Group (South Florida- FL); Trio UFRJ (Rio de Janeiro-RJ); Ensemble for These Times (Sacramento- CA); Coro acadêmico da OSESP (São Paulo-SP); Percussivo USP (São Paulo-SP). 

Foi percussionista solista da Orquestra do Theatro São Pedro (ORTHESP) de 2018 a 2022. Atualmente é professor de percepção e percussão na UFPB.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.