Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz novo concerto show, agora com Tom Drumond

OSUFPB faz novo concerto show, agora com Tom Drumond

publicado: 27/09/2022 09h15, última modificação: 28/09/2022 16h58

Baixe o programa do show, clicando AQUI

A OSUFPB empresta seus preciosos sons para fazer mais um concerto show com um artista da cena paraibana independente. Desta vez é o cantor e compositor Tom Drummond que traz  suas canções autorais para este, que é o décimo quinto concerto da temporada 2022 da Orquestra. O evento acontece nesta sexta-feira, 30 de setembro, às 20h00, na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e a ocupação da Sala se dará por ordem de chegada, que tem capacidade para 300 pessoas.

Depois do show com o compositor Adeildo Vieira, que resultou numa noite de celebração à cena musical paraibana, no dia 09 passado, a OSUFPB volta a apresentar um concerto show, desta vez com um violoncelista da própria Orquestra, que também tem larga contribuição para a música popular brasileira como cantor e compositor. Trata-se de Tom Drummond, que já experimentou por duas vezes (2016 e 2018) esse diálogo que sua música é capaz de fazer entre o universo erudito e popular, justamente com a orquestra da qual faz parte, esse importante equipamento cultural da UFPB.

Participações especiais

Além de ser acompanhado pelas cordas da OSUFPB, Tom Drummond contará ainda com a participação de músicos convidados, ampliando as possibilidades sonoras da Orquestra, que executará os arranjos exclusivamente criados por ele para esse espetáculo. Como participações especiais, Tom contará com seus colegas da OSUFPB Anne Katarinne (viola) e o baixista Daniel Pina cantando uma das canções do show, que terá ainda as participações do acordeonista Lucas Carvalho e do grupo Quadrilha.

Repertório especial

Tom mantém neste seu terceiro concerto show o conceito de suas experiências anteriores, que é apresentar sempre um repertório autoral diversificado em ritmos, estilos e narrativas. Afirma o compositor que “ esse concerto após o período pandêmico busca fazer um recorte da minha nova produção ao longo dos últimos anos, mantendo, entretanto, as características dos primeiros concertos”. Sobre o fato de tocar acompanhado pela OSUFPB, Tom comemora: “Eu ressalto a importância em apresentar um repertório - vezes recente, vezes inédito - com o maquinário orquestral amparando meu discurso composicional. Sendo membro da OSUFPB eu posso constatar sua vasta paleta sonora e todo o cuidado com as canções a ela confiada”, conclui.

O compositor

Tom Drummond é cantor, compositor e violoncelista, desenvolvendo seu trabalho com trânsito entre o popular e o erudito. Iniciou seus estudos no conservatório Alberto Nepomuceno sob a tutela da professora Elvira Drummond passando por vários instrumentos como flauta, piano e violão. Tem dois bacharelados, um em composição e outro em violoncelo, uma pós-graduação em Práticas interpretativas do Século XX e XXI.

Em sua carreira na música popular possui seis álbuns gravados e já foi premiado em vários festivais pelo Nordeste. Ficou com segundo e terceiro lugares em três edições do Festival de Música da Paraíba, além de vencer festivais no Ceará.  Em sua trajetória composicional, trabalhou com expoentes da música popular brasileira como Nilo Romero, Sacha Amback, Marcos Suzano e Jacques Morelembaum.

Tom Drummond é hoje violoncelista da OSUFPB. Também é coordenador e idealizador do projeto “OSUFPB para Crianças”, com apresentações direcionadas diretamente para o público infantil da rede educacional de João Pessoa, onde compõe e cria diversas obras para fins didáticos.

A OSUFPB

A orquestra sinfônica OSUFPB foi fundada em 2013 e é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da Instituição. A orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense.

Atualmente, ela conta com vinte e um músicos fixos, sendo dezenove cordas, um clarinete e uma trompa. Além disso, a orquestra, eventualmente, conta com a participação de professores e alunos do curso de Música da UFPB e também de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos majoritariamente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica localizada no Campus I da UFPB, a orquestra OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando também artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.