Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz seu 18º concerto da temporada com obras de compositores do COMPOMUS

OSUFPB faz seu 18º concerto da temporada com obras de compositores do COMPOMUS

publicado: 07/11/2019 15h44, última modificação: 07/11/2019 15h52

Saiba sobre as obras clicando AQUI

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB realiza o seu 18º concerto da temporada 2019 contemplando obras dos compositores ligados ao Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS. O evento acontece nesta sexta, 08 de novembro, às 20:00 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para o público de todas as idades.

Neste concerto serão executadas obras dos compositores Eli-Eri Moura, Wilson Guerreiro, Tom K, Arimateia de Melo, Marcílio Onofre, José Orlando Alves, Mrrcos Lucas e Jorge Ribbas. Todos esses compositores são ligados ao Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS. O concerto terá como solistas Marco Barcellos (flauta doce), Mônica Cury (harpa), Marcílio Onofre (piano) e Luis Kleber Queiroz (voz, barítono). Como músicos convidados, a participação de Junielson Nascimento (oboé), Isaac Barbosa (fagote), Antônio Netto (trompa), Adriano Gomes e Vagner Gomes (percussão). A regência fica sob a batuta de Marcílio Onofre, que também participa do concerto como compositor e músico, tocando sua obra composta para piano, flauta doce, guitarra e cordas.

Estes nove compositores, cujas obras representam um vasto espectro estético, mostram o resultado de pesquisas musicais realizadas no COMPOMUS, que é um laboratório que promove a criação de um coletivo de compositores a ele ligados, produzindo momentos musicais como este, que tem a OSUFPB como executora de suas obras, além de registros fonográficos, cursos e palestras que revelam a diversidade e a densidade musical desses artistas.

Unindo diferentes gerações de compositores, o COMPOMUS reúne diversos membros que atuam na área da música a nível nacional e internacional, a grande maioria pertencente aos departamentos da UFPB que são ligados à música, ou mesmo de compositores não pertencentes à instituição, mas que fazem parte do Laboratório pelas vias da extensão universitária. Este concerto apresenta o trabalho mais recente de alguns desses compositores e acontece graças à parceria com a OSUFPB.

O COMPOMUS

Idealizado pelo professor Eli-Eri Moura, em fevereiro de 2003, o Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS reúne compositores de diferentes gerações que atuam a nível nacional e internacional. É formado por professores, ex-professores, alunos e ex-alunos dos departamentos ligados à música na UFPB e da pós-graduação na área. Contempla também compositores não pertencentes à instituição, mas que fazem parte do Laboratório pelas vias da extensão universitária.

Além de estimular a pesquisa e fomentar o processo criativo de seus membros, o COMPOMUS também se presta à realização de concertos, palestras, cursos e registros fonográficos, divulgando e documentando a produção de diversos compositores que atuam no estado da Paraíba, alguns desde a década de oitenta. Este concerto apresenta o trabalho mais recente de alguns desses compositores e acontece graças a uma profícua parceria desse Laboratório com a OSUFPB.