Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz seu sexto concerto da temporada 2022

OSUFPB faz seu sexto concerto da temporada 2022

No repertório, obras do período romântico
publicado: 03/05/2022 10h41, última modificação: 05/05/2022 11h41

Acesse o programa do concerto clicando AQUI

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OUFPB realiza, nesta sexta-feira, 06 de maio, o sexto concerto da temporada de 2022. O evento acontece a partir das 20:00h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, mas também será transmitido ao vivo pelo Instagram da OSUFPB - @osufpb_oficial. No repertório, obras de compositores de diferentes fases do período romântico.

Presencial e on line

A Sala de Concertos Radegundis Feitosa está com toda sua capacidade liberada para os eventos da OSUFPB. Mas convém esclarecer que para participar presencialmente, os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), no site https://sigeventos.ufpb.br/eventos. Esse Sistema é aberto para pessoas com ou sem vínculo com a UFPB. Quem não tiver vínculo, entra depois de fazer um breve cadastro.

Mas quem não puder comparecer ao evento, terá condições de assisti-lo, ao vivo, pelo instagram da Orquestra - @osufpb_oficial, tendo garantidos boa qualidade de som e de imagem.

O concerto

Este concerto contempla obras de compositores de diferentes fases do período romântico, mostrando a riqueza estética desse período que marcou a música sinfônica universal. No repertório, a Sinfonia No 10 em Si menor, do alemão Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847); a Suíte para Orquestra de Cordas, do theco Leos Janacek (1854-1928) e a Pequena Suíte para instrumentos de Corda, Op. 1, do dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931). “O interessante deste concerto é que teremos obras do período romântico que abrangem desde seu início, quando os compositores ainda viviam resquícios do classicismo, até as obras mais vanguardistas do período. É um grande passeio na grandeza estética do romantismo”, afirma Nilson Glvão, o regente convidado especialmente para este concerto.

O regente

Atualmente sem regente oficial, a OSUFPB tem convidado importantes nomes para a regência de seus concertos. Este será realizado sob a batuta do violoncelista pernambucano Nilson Galvão.

Natural de Recife/PE, Nilson Galvão iniciou, em 1988, seus estudos formais no violoncelo. Recebeu premiações nos concursos II Concurso Nacional de Cordas, bem como o prêmio revelação – 1993 e Prêmio Paraíba de Música de 1997. Desde 2013 é membro do renomado grupo instrumental Paraibano – Quinteto da Paraíba – onde desenvolve uma linguagem musical que vai além da tradicional sonoridade camerística, buscando novas linguagens e possibilidades.

Em 2007 iniciou trabalho na área da regência, recebendo orientação de importantes maestros como: Robert Gaddis, Kim Lloyd, Jorge Mester, Isaac Karabtchevsky, Sarah Ioanidis, Cláudio Cruz e Lanfranco Marcelletti.

Nilson é bacharel e mestre em música pela Universidade de Campbellsville – EUA, e tem também titulação em direção de orquestra pelas Universidade de Louisville. No ano de 2014 assumiu a direção artística/musical do projeto social Orquestra Criança Cidadã sediado na cidade do Recife.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte músicos fixos e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos preponderantemente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, a OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando ainda artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.