Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza concerto com obras do COMPOMUS

OSUFPB realiza concerto com obras do COMPOMUS

publicado: 20/09/2022 09h05, última modificação: 21/09/2022 10h57

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

O décimo quarto concerto da OSUFPB da temporada 2022 apresentará obras compostas pelos compositores do Laboratório de Composição Musical da UFPB - COMPOMUS. Ao todo, sete compositores serão contemplados, mostrando a diversidade criativa do fazer musical no ensino e pesquisa da música na UFPB. O evento acontecerá, como de costume, na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da instituição. Começa pontualmente às 20:00h, com entrada gratuita garantida por ordem de chegada.

Este concerto é mais um dos que desaguam as obras dos compositores do COMPOMUS, o Laboratório de Composição Musical da UFPB, que é ligado ao ensino de música da instituição, nos âmbitos da graduação e pós-graduação. Este laboratório, que é sediado no Departamento de Música, subordinado ao Centro de Comunicação, turismo e Artes  da UFPB, tem a finalidade de promover a pesquisa, o fomento à criação musical e a formação de acervo de obras de compositores paraibanos, além de outras finalidades que servem aos movimentos estéticos da contemporaneidade.

No repertório, obras dos compositores Eli-Eri Moura, Marcílio Onofre, Jorge Ribbas, José Orlando Alves, Arimatéia de Melo, Tom K e ainda uma obra do compositor estoniano Arvo Pärt. O concerto será regido pelo compositor Marcílio Onofre, que também será regido pelo maestro Carlos Anísio no momento em que tocará piano na execução de sua peça. Além disso, o evento musical contará com a participação do violinista Rodrigo Eloy e da soprano Samara Andrade.

COMPOMUS busca também o intercâmbio com outros centros de pesquisa em música do País e do exterior, com o envolvimento de profissionais e estudantes da música e de outras áreas afins. Seus membros poderão ser compositores, músicos de outras especialidades e pesquisadores, vinculados ou não à UFPB, que apresentem currículos que comprovem atividades relacionadas às finalidades do Laboratório e que tenham projetos aprovados pelo seu Conselho.

Ao assistir a este concerto, é possível ter contato com uma grande diversidade de expressões que são fruto de pesquisa dos membros do Laboratório, com flagrante diálogo com a modernidade. O COMPOMUS cumpre uma importante função dentro do processo de ensino e pesquisa da música, que é produzir obras capazes de promovendo debate e ampliar o conhecimento sobre essa expressão artística.

A OSUFPB

A orquestra sinfônica OSUFPB foi fundada em 2013 e é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da Instituição. A orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense.

Atualmente, ela conta com vinte e um músicos fixos, sendo dezenove cordas, um clarinete e uma trompa. Além disso, a orquestra, eventualmente, conta com a participação de professores e alunos do curso de Música da UFPB e também de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos majoritariamente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica localizada no Campus I da UFPB, a orquestra OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando também artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.