Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza concerto com solistas paraibanos

OSUFPB realiza concerto com solistas paraibanos

publicado: 24/08/2022 11h44, última modificação: 24/08/2022 20h59

PARA BAIXAR O PROGRAMA DO CONCERTO CLIQU AQUI

Os contrabaixistas Danilo Cardoso e Daniel Pina, ambos paraibanos, serão os solistas que tocarão junto à OSUFPB em seu  décimo segundo concerto  da temporada. O evento acontece nesta sexta-feira, 26 de agosto, às 20:00h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

A direção do Lamusi – Laboratório de Música Aplicada, que administra a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, esclarece que para este concerto não será mais preciso realizar inscrições on line, permitindo assim que o público ocupe os 300 lugares da Sala por ordem de chegada. Sendo assim, pede que os interessados cheguem o mais cedo possível para garantir um bom lugar para apreciar o concerto, que trará no repertorio obras de W. A. Mozart, Giovani Bottesini e Alberto Nepomuceno.

Os solistas

Os solistas Daniel Pina e Danilo Cardoso, ambos paraibanos, são contrabaixistas e, a pesar de jovens, têm larga experiência à frente de orquestras pelo Brasil e até por outros países.

Danilo Cardoso é mestre em Música na área de Prática interpretativa pela Universidade Federal da Paraíba, onde também se graduou em contrabaixo.

Fez parte das orquestras OSPB, OSPB jovem e  Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, na função de chefe de naipe. Atualmente é professor de contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico e coordenador do Curso Técnico em Instrumento Musical no IFPB e é membro do Remanseio Trio.

Já Daniel Pina iniciou seus estudos no contrabaixo acústico no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba. Em 2006, ingressou no curso de música na mesma instituição. Morou em Los Angeles para estudar e lá, durante o período na Azusa Pacific University, concluiu o Artist Certificate e o mestrado, ambos focados em performance no contrabaixo.

Daniel Pina também desenvolve um trabalho como músico popular e teve a oportunidade de produzir diversos artistas em produções de CDs e DVDs, viajando o Brasil e os Estados Unidos para realizar performances e gravações. O músico vem desenvolvendo um trabalho autoral que já contou com a participação de Lucy Alves, Lenine, Maria Kamila e Tato da Falamansa.

Pina ocupa hoje o cargo de contrabaixista da própria OSUFPB.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com vinte músicos fixos e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos preponderantemente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, a OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando ainda artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.