Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza concerto em homenagem a Mariana Rodrigues

OSUFPB realiza concerto em homenagem a Mariana Rodrigues

Evento exalta a memória da ex-violista da Orquestra, falecida no ano passado
publicado: 02/11/2022 10h39, última modificação: 04/11/2022 09h14

Baixe o programa deste concerto clicando AQUI

O OSUFPB apresenta, nesta sexta-feira, dia 04 de novembro, seu décimo nono concerto com um foco muito especial, homenageando Mariana Rodrigues, ex-integrante da Orquestra que faleceu no ano passado, no dia 09 de novembro. O evento acontece, como de costume, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, às 20h00. A entrada é franca e aberta para o público em geral.

Há quase um ano, a comunidade universitária, em especial os servidores do CCTA e os músicos da OSUFPB, foram surpreendidos com a trágica morte da violista da Orquestra Mariana Rodrigues, vitimada por um mal súbito, deixando uma lacuna irreparável no elenco deste que é um dos principais equipamentos culturais do estado da Paraíba.

Mariana Rodrigues, que partiu no fulgor de seus trinta anos de idade, ingressou na OSUFPB desde sua fundação, integrando, com extrema competência, o elenco que vem encantando a todos os que acompanham a trajetória dessa orquestra que tanto orgulha a UFPB. Dona de uma graça contagiante e propagadora de energias gregárias, Mariana foi uma colega de trabalho que sempre se fará presente na memória dos músicos que com ela dividiram os palcos em ricos momentos protagonizados pela OSUFPB.

Mariana será homenageada nesta sexta com a execução de um repertório que celebra a vida dos que partiram. No repertório, obras exclusivamente compostas para funerais, como “Trauermusik”, do compositor alemão Paul Hindemith (1895 - 1963); o “Réquiem em Ré menor, op. 48”, do francês Gabriel Fauré (1845 - 1924) e “Lacrimosa”, do compositor paraibano e professor do Departamento de Música da UFPB Marcílio Onofre.

O objetivo do concerto, assim como das obras apresentadas, não é exatamente lamentar a morte de entes queridos, mas, sobretudo, celebrar a sua vida e velar o seu legado. Este é o grande objetivo deste momento em que se homenageia a musicista da OSUFPB, que deixou entre as estantes de violas da Orquestra uma lacuna que é hoje preenchida pela saudade e pela lembrança terna da jovem e talentosa violista.

O concerto será regido pelo regente titular da Orquestra Filarmônica da UFRN, o também professor de música André Muniz. Como solista, o violista paraibano Paulo França, que é professor da Escola de Música da UFRN, fará sua participação na obra de Hindemith. O Coro Sinfônico da Universidade Federal de Campina Grande dará o toque final neste momento sinfônico de grande teor conceitual.

A OSUFPB

A orquestra sinfônica OSUFPB foi fundada em 2013 e é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da Instituição. A orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense.

Atualmente, ela conta com vinte e um músicos fixos, sendo dezenove cordas, um clarinete e uma trompa. Além disso, a orquestra, eventualmente, conta com a participação de professores e alunos do curso de Música da UFPB e também de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos majoritariamente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica localizada no Campus I da UFPB, a orquestra OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando também artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.