Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB Realiza concerto para as crianças

OSUFPB Realiza concerto para as crianças

publicado: 04/10/2022 16h46, última modificação: 07/10/2022 09h43

Baixe o programa deste concerto por AQUI

“Travessuras Em Concerto” é o nome do  concerto da OSUFPB desta semana, que será realizado nesta sexta-feira, dia 07 de outubro, às 20:00 horas, na Sala de concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. Este, que é o décimo sexto concerto da temporada 2022, é totalmente dedicado ao público infanto-juvenil em comemoração ao dia das crianças. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades.

O repertório deste concerto foi inteiramente composto pelo compositor, maestro e professor do Departamento de Música da UFPB, Carlos Anísio. As canções deste espetáculo fazem parte do seu CD “Travessuras – dez canções infantis de Carlos Anísio”, lançado em 2007. O público poderá se deleitar com essas músicas a partir de arranjos que fazem uso da ampla formação orquestral que compõe a OSUFPB. O espetáculo conta ainda com o apoio dos grupos “Engenho Imaginário” e “Fazendo Arte”, através da participação de cantores, atores e bailarinos sob a direção de Valeska Picado. O espetáculo conta ainda com o apoio da ADUFPB, entidade representativa dos professores da UFPB.

Fantasie sua criança

A direção do espetáculo deixa claro que não gostaria que houvesse divisão entre palco e plateia no quesito encantamento. Já que, além dos personagens, os músicos da OSUFPB estarão fantasiados, a diretora Valeska Picado sugere aos pais que levem suas crianças fantasiadas também. Assim, a Sala Radegundis Feitosa vai nos transportar para um mundo mágico de boa música, boas histórias e muita alegria.

Diversidade musical

Além de se tratar de um espetáculo divertido com instrutivas mensagens para as crianças, é importante salientar a diversidade rítmica das canções que fazem o repertório. Blues, marcha, afoxé, ciranda, tango, dobrado e outros ritmos, brasileiros ou não, trazem um mosaico sonoro que gera encantamento, sobretudo porque esse concerto agrega movimentos cênicos que, com certeza, haverá de seduzir também o público adulto. Ou seja, no pretexto de encantar as crianças, o concerto também trará encantamento aos pais que souberem acessar a criança que mora dentro de si.

Personagens divertidos

No palco, atores, atrizes, cantores e cantoras fazem a festa com personagens que trarão canções divertidas e que serão acompanhados pelos músicos da OSUFPB totalmente envolvidos na proposta cênica, já que também estarão fantasiados. Sendo assim, os artistas Flora Andrade, Bia Cagliani, Naná Viana, David Muniz, Nina Elssia e Ali Cagliani estarão, junto com a OSUFPB, vivendo esse momento mágico que será dividido com a plateia.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.