Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza seu décimo segundo concerto da temporada

OSUFPB realiza seu décimo segundo concerto da temporada

publicado: 26/08/2019 10h03, última modificação: 26/08/2019 10h03

A OSUFPB – Orquestra Sinfônica da UFPB realiza seu décimo segundo concerto da temporada 2019, executando obras de Mozart, Bach e Prokofiev. O evento acontece nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 20:00 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB.

Para atender à demanda sonora das obras, a OSUFPB contará com 14 músicos convidados, que se somarão aos 21 profissionais de cordas da Orquestra, o que resulta numa profusão de timbres que bem representa as obras escolhidas, fruto da criação desses grandes compositores da música sinfônica universal.

Este concerto terá como solista a violinista da OSUFPB Renata Simões, que executará solo no “Concerto em La Menor para Violino e Orquestra”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Na condução, o maestro carioca Thiago Santos, que foi especialmente convidado para este concerto e que já esteve à frente da OSUFPB entre os anos de 2017 e 2018. O repertório conta ainda co a “Sinfonia Nº 35 em Ré Maior, KV. 385”, de W. A. Mozart (1756-1791) e a “Sinfonia Nº 1, Op. 25”, do compositor russo Serguei Prokofiev (1891-1953).

Apesar de ter início pontualmente às 20:00 horas, a direção da OSUFPB recomenda que o público procure chegar sempre meia hora antes do início do concerto, pois há sempre uma pequena palestra proferida por um representante da Orquestra, com o objetivo de trazer informações sobre as obras apresentadas.

A Orquestra Sinfônica da UFPB é um equipamento cultural da UFPB e tem a finalidade de formar plateia, além de divulgar obras eruditas e populares numa formação orquestral sinfônica. Sendo assim, sente-se contemplada por um  evento que defende a manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade, o que é o caso da Universidade Federal da Paraíba. Neste evento, a OSUFPB faz a culminância das atividades, que terão a participação de Jessier Quirino, Quinteto da Paraíba, Banda Avuô, Orquestra Filarmônica Jovem, Orquestra de Flautas, Paribones e Orquestra de Violões, esses últimos ligados à Universidade.