Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza seu primeiro concerto da temporada

OSUFPB realiza seu primeiro concerto da temporada

Evento acontece de forma híbrida e homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna de 22
publicado: 03/03/2022 19h10, última modificação: 09/03/2022 16h14

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA DO CONCERTO

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OSUFPB realizará, no dia 11 de março, o seu primeiro concerto da temporada de 2022. O evento acontecerá de forma híbrida, com presença parcialmente garantida para o público e também com transmissão ao vivo pelo perfil da OSUFPB no Instagram. O concerto, que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrerá a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB, em João Pessoa.

Presencial e on line

O concerto poderá ser assistido on line pelo instagram da OSUFPB, mas também será aberto ao público no local do evento. A presença de público, entretanto, respeitará todos os protocolos de biossegurança instituídos pelos órgãos de saúde, em especial do próprio Comitê de Biossegurança da UFPB.  Serão, portanto, ofertadas apenas 150 das 300 vagas disponíveis na Sala Radegundis Feitosa.  Para participar, os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), no site https://sigeventos.ufpb.br/eventos. Esse Sistema é aberto para pessoas com ou sem vínculo com a UFPB. Quem não tiver vínculo, entra depois de fazer um cadastro.

Atenção! O período de inscrição é de 7 a 10 de março.

Um concerto modernista

Com o objetivo de homenagear a Semana de Arte Moderna de 1922, pelo seu centenário, comemorado no dia 13 de fevereiro passado, o repertório deste concerto é composto por obras de influentes artistas brasileiros que bem representam as vertentes modernistas defendidas por este movimento que marcou as artes brasileiras.

Sendo assim, a OSUFPB traz em seu primeiro concerto um repertório totalmente dedicado a Música Brasileira para orquestra de cordas.  No repertório a O ponteio e o Miniconcerto Grosso, de um dos mais profícuos compositores Brasileiros, Claudio Santoro (1912-1989), A suíte Nordestina de Ernst Mahle (1929) e a Cinco Miniaturas de Vilani-Côrtes.  Certamente o público reconhecerá ritmos, escalas e melodias com saber tipicamente brasileiro.  Segundo o maestro André Muniz “infelizmente temos dificuldades em executar a nossa própria música, pois não existe uma política de publicação da música dos nossos compositores. Aproveitamos esse momento onde todos estão a pensar o quão impactante foi a semana de Arte Moderna para trazer esse repertório à tona”.

O interessante é que nenhum dos compositores que serão executados tiveram participação direta no movimento modernista, mas o espírito de lançar mão do que é nosso sem negar o externo é o eixo que liga esse concerto aos ditames estéticos dos nossos centenários antepassados.

O regente

O concerto será regido pelo maestro André Muniz, doutor em Música na área de Regência Orquestral pela Universidade de Montreal, no Canadá, e que é também professor titular na pós-graduação em música pela Universidde Federal do Rio Grande do Norte. André Muniz já esteve à frente de orquestras em várias regiões do Brasil e também em países como Canadá, México e Chile, onde atua, desde de 2014, junto a Orquestras como a Filarmônica de Temuco e de La Serena.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte músicos fixos e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos preponderantemente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, a OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando ainda artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.