Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto da OSUFPB traz obras de Villa-Lobos e Astor Piazzolla

Concerto da OSUFPB traz obras de Villa-Lobos e Astor Piazzolla

Como convidados, o maestro André Muniz na regência e o violoncelista Fábio Presgrave como solista
publicado: 30/08/2023 17h07, última modificação: 31/08/2023 16h00

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB faz, nesta sexta-feira, 01 de setembro, concerto com obras dos compositores Villa-Lobos e Astor Piazzolla, contando ainda com a participação especial do violoncelista carioca Fábio Presgrave e a regência do maestro convidado André Muniz. Como de costume, o evento acontece às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no  campus I da UFPB. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

No repertório, a Bachiana nº 9, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e também as obras “Melodia em Lá Menor”, “Le Grand Tango” e “As Quatro Estações Portenhas”, do compositor argentino Astor Piazzolla, que terá como solista o violoncelista Fábio Presgrave.

Garanta sua vaga

A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois, uma vez alcançada a lotação da sala, que é de trezentas pessoas, não será permitida a entrada de mais ninguém por questão de segurança. Depois da sala cheia, com todos devidamente acomodados, a porta será fechada, só permitindo a entrada caso alguém saia antes do final do concerto.

ANDRÉ MUNIZ - O Maestro

André Luiz Muniz Oliveira, é doutor em Música pela Universidade de Montreal/Canadá na área de Regência Orquestral, sob a orientação de Jean François Rivest. Estudou regência coral no Conservatório de Genebra, sob a orientação de Michel Corboz.

É Diretor Artístico e regente da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde também é professor do Departamento de Música desde 1991, passando a lecionar na pós-graduação desta mesma universidade desde 2016.

À frente do Madrigal da UFRN, realizou vários concertos pelo Brasil e representou o país no V Encontro de Corais  MERCOSUL, realizado em Necochea – Argentina.

Como regente orquestral, já atuou à frente de grupos como a Orquestra de Câmara da UFPE, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra de Câmera da Universidade de Montreal, Orquestra do Estado do Mato Grosso e Orquestra da ULBRA, Orquestra Sinfônica da Universidade de Hidalgo (México). Desde de 2014 atua regularmente junto a Orquestras Chilenas, como a Filarmônica de Temuco e de La Serena.

FÁBIO PRESGRAVE - O solista

O violoncelista carioca Fabio Presgrave recebeu seus títulos de Bacharel e Mestre em Performance pela Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde estudou com Harvey Shapiro e Joel Krosnick.

Apresentou-se como solista junto a orquestras como Qatar Philharmonic, Orquestra Filarmônica de Rosário (Argentina), Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais dentre outras, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.

É Diretor Adjunto Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e  Professor Colaborador do PPGMUS da USP e da UFRJ. É Doutor pela UNICAMP e recentemente, com bolsa da CAPES, realizou, em colaboração com o Prof. Matias de Oliveira Pinto, sua pesquisa Pós-Doutoral na Westfaelisch Wilhems-Univesitaet, onde atuou como professor convidado em 2018.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.