Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rodrigo Eloy faz hoje o seu concerto de conclusão de doutorado

Rodrigo Eloy faz hoje o seu concerto de conclusão de doutorado

publicado: 20/07/2022 17h31, última modificação: 20/07/2022 17h31

O violinista Rodrigo Eloy realiza hoje, às 20:00h, o seu concerto de conclusão de doutorado, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. O evento acontece de forma presencial e gratuita.

Integrante da OSUFPB - Orquestra Sinfônica da UFPB desde a sua fundação, Rodrigo ocupa hoje a posição de spalla desse importante grupo orquestral, participando ainda do Quarteto de Cordas Eli-Eri e o Quinteto Uirapuru, todos criados em João Pessoa, mas atuando ativamente no cenário musical brasileiro.

Concluindo agora o seu curso de doutorado, Rodrigo é orientado pelo professor Hermes Cuzzuol, que o acompanha desde que o jovem instrumentista teve os seus primeiros contatos com a UFPB.  Hermes Cuzzuol é professor doutor do Programa de Pós Graduação em Música da UFPB, ligado ao CCTA –  Centro de Comunicação, turismo e Artes.

Acompanhado pelo pianista Glauco Tássio Fernandes, Rodrigo Eloy apresenta a Sonata Fantasia nº 1 para Violino e Piano “Desesperance”, do compositor brasileiro Villa-Lobos (1887 - 1959), a Sonata nº 4 em Mi menor, op. 27 para Violino solo, do   belga Eugène Ysaÿe (1858 – 1931) e a Sonata para Piano e Violino em La Maior, do também belga César Franck (1822 – 1890).

RODRIGO ELOY

Iniciou seus estudos de violino em 1994, aos 3 anos de idade, com o professor Ademar Rocha. Em 2004 entrou no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba sob a orientação do Professor Dr. Hermes Cuzzuol Alvarenga. Nesta mesma instituição, em 2012, concluiu o curso de Bacharelado em Música, com habilitação em violino, sob orientação do mesmo professor. Em 2016 recebeu o título de Mestre em Música também pela Universidade Federal da Paraíba, ainda sob a orientação do Professor que o graduou.

Durante a sua carreira, já participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Nestes, teve aulas com professores de renome internacional, tais como Ole Bohn, Charles Stegeman, Leon Spierer, Mirian Fried, Shmuel Ashkenasi, Simon Bernardini, Daniel Guedes, entre outros. Como camerista, já realizou diversos concertos no Brasil e no exterior, sendo constantemente convidado para participar de festivais de música, dentro e fora do país.

Vem atuando constantemente como solista à frente das principais orquestras da Paraíba - OSPB, OSJPB, OSUFPB e OSMJP. É membro do corpo efetivo da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, atuando como spalla. Também é membro do Quarteto de Cordas EliEri e do Quinteto Uirapuru.

Rodrigo Eloy conclui agora seu doutorado, ainda sob a orientação do professor que o acompanhou em toda sua vida acadêmica.