Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sexteto Brassil faz concerto de acolhida à comunidade universitária nesta sexta, 31 de maio

publicado: 28/05/2019 19h01, última modificação: 16/07/2019 11h40

O Sexteto Brassil dá boas-vindas a toda a comunidade acadêmica neste início do ano letivo de 2019, convidando a todos para um concerto, na Sala Radegundis Feitosa (Campus I da UFPB), nesta sexta-feira, dia 31/05,  às 20h.

O SEXTETO BRASSIL

O Sexteto Brassil (trocadilho do nome inglês “Brass” - metal com o nome Brasil ) é formado por músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e professores da Universidade Federal da Paraíba. O grupo existe há aproximadamente 40 anos e é um projeto de extensão universitária do Departamento de Música da UFPB, pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes da instituição.

Um dos poucos grupos de metais brasileiros com destaque internacional, o Brassil tem inspirado jovens instrumentistas nacionais, desenvolvendo um trabalho intenso de educação musical, participando dos principais festivais de música instrumental do país. Crescendo sem esquecer suas raízes, o grupo tem contribuído na formação musical das Bandas de Música de diversas cidades do interior brasileiro, dando oportunidade de realização profissional a diversos músicos de baixa renda, garantindo-lhes ascensão social.

Dessa integração entre o universo acadêmico e as “Filarmônicas” do interior brasileiro apóia-se o repertório do quinteto, resultado de pesquisa pioneira da música brasileira para metais, compilando, editando e interpretando música folclórica, popular, erudita e obras originais contemporâneas.

Aliando técnica, clareza interpretativa e espontaneidade em suas apresentações, o resultado do trabalho do grupo gera uma total empatia com o público, tendo o reconhecimento das mais exigentes plateias e da crítica especializada, tanto no Brasil como no exterior. O Brassil realizou concertos em todas as regiões brasileiras e para cidades do exterior como Dijon (França), Boston, Nova York, Washington (EUA), Londres e Monmouth (Inglaterra), Montevidéu (Uruguai).

Além de seu trabalho individual, o grupo sempre realiza concertos com expoentes da música instrumental internacional e brasileira como Charles Schlueter (Boston Symphony Orchestra), Per Brevig (Metropolitan Opera – NY), Cristian Lindberg, Egberto Gismonti, Sivuca, Dominguinhos, entre outros.